O que aconteceu com minha filha? – Rabino Arieh Raichman

As crianças crescem tão rápido e, antes que você perceba, já se tornaram pais. No entanto, esse caminho, por mais rápido que seja, pode ser muito doloroso. Um jovem pai recentemente veio até mim e abriu seu coração sobre as preocupações com sua filha. Ela era uma criança charmosa, inteligente e respeitável, mas quando chegou à adolescência algo mudou nela. “O que aconteceu com minha filha?” ele disse.

Expliquei que em geral existem 2 fases na vida. O primeiro estágio é onde a pessoa é principalmente passiva, enquanto no segundo estágio, se alcançado, a pessoa se torna proativa. A criança vê, ouve e sente o que está acontecendo e é automaticamente influenciada. É tão simples que você pode ensinar algo errado a uma criança e ela acreditará. Como se você dissesse que a cor vermelha é preta, ela vai repetir e até verbalizar para outras pessoas.

Ou, se você estiver constantemente verificando a tela do computador ou do celular, a criança receberá subconscientemente a mensagem de que as telas são mais importantes do que as pessoas. Tudo o que você faz na frente da criança fica gravado na mente dela para sempre. É por isso que a educação é tão importante na idade jovem.

Se a criança aprende a ler aos 4-6 anos, a leitura será mais fácil para ela no futuro. O mesmo é verdade com o judaísmo. Se os pais se esforçam para orar, estudar Torá, cumprir mitsvot e dar tsedacá não apenas com as crianças, mas na frente delas, essa será a maior forma de educação que o filho poderia receber. Sua mente se enche de Torá e pensamentos judaicos.

À medida que a criança amadurece, ela deseja ter um impacto no mundo. Nos termos de hoje, chamam de “influenciadores”, com foco principalmente nas mídias sociais. Esses são métodos diferentes que as crianças tentam mostrar que passaram do estágio 1, passividade, e atingiram o estágio 2, proatividade. É um grande sinal de amadurecimento, mas sem o devido alicerce na fase mais jovem, pode levar à rebeldia e muita desarmonia na família.

Nesta fase, emoções tentam influenciar a pessoa em muitas direções diferentes. O que mantém o controle e devido alinhamento é a inteligência (ou seja, a educação) que recebeu quando criança. É verdade que sempre pode aprender coisas e ideias novas em qualquer estágio, mas ao ser bombardeada com emoções, a mente estável (a educação que recebeu) é o que a mantém calma e no controle. Isso a ajuda a decifrar o que é bom e o que não é.

Quando terminei de explicar ao pai, ele começou a chorar sem parar. Ele agora percebeu que sua filha estava crescendo e fazendo sua própria auto exploração. Infelizmente, ele não forneceu uma boa base para a criança enfrentar os desafios. Continuamos conversando sobre como melhorar o relacionamento e concordamos que a única maneira de influenciar a criança nessa fase era ser um amigo e um bom exemplo. Felizmente, ainda resta um pouco do primeiro estágio nesta jovem adulta para absorver e desenvolver.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

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