REGINA P. MARKUS É AGRACIADA COM O PRÊMIO “CAROLINA BORI CIÊNCIA & MULHER”

A profa. Regina P.Markus discursa durante a entrega do Prêmio

A professora Regina P. Markus, vice-presidente dos Amigos do Weizmann Brasil, foi a vencedora na área de Biológicas e Saúde, da 5ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”.

O Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) às cientistas destacadas que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica. Há também uma categoria voltada às jovens pesquisadoras brasileiras com notório talento para uma carreira científica promissora.

A premiação, que aconteceu no dia 06 de fevereiro, que leva o nome de Carolina Martuscelli Bori, primeira cientista mulher a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, também foi concedido à antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, vencedora na área de Humanidades e à química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Atualmente, mesmo com todos os avanços que temos assistido em todo o planeta, apenas 30% das mulheres em todo o mundo escolhem a carreira de cientista. Justamente por esse motivo, além do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, a SBPC organiza também o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, alternando anualmente as duas categorias

Nesta edição, a SBPC recebeu 50 indicações de 52 Sociedades Científicas afiliadas à entidade. Do total de indicadas, 15 eram da área de Humanidades, 18 das Biológicas e Saúde e 17 das Engenharias, Exatas e Ciência da Terra.

Vice-presidente dos Amigos do Weizmann Brasil, a Profa. Regina Pekelmann Markus é Biomédica, com Doutorado em Farmacologia pela Unifesp. É professora titular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e Pesquisadora Sênior do CNPq. Atua em Cronofarmacologia com foco no estudo das ações da melatonina. Dos diversos prêmios que recebeu, destacam-se a Medalha da Ordem do Mérito Científico (2023) e o Prêmio Mulheres na Farmacologia no Brasil (SBFTE, 2023).

“Esse é um dia que é reservado para homenagear e atrair meninas e mulheres para a ciência, um trabalho que venho fazendo inclusive nos Amigos do Weizmann do Brasil. Eu não acho que o nosso trabalho é apenas o de trazer mulheres para a ciência, mas sim o de trazer competência. Na ciência, não existe a verdade científica. Existem vários olhares da ciência e acredito que fui premiada justamente por ter um olhar diverso dentro da ciência biológica”, concluiu a Profa. Regina P. Markus.

20
20