EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE E FAZ ACONTECER

Beni Rosenbaum, Nessim Hamaoui, Dr. Nelson Faria de Oliveira, Desembargador José Igreja Matos, Flavio e Bia Bitelman, André Bushatsky, Renato Sacerdote, Laura Feldman, Herta Breslauer, Beatriz Rubin, Sarah Hakim, Dorothy Tunkel , Beatriz Rubin, Ester Wulkan,Sheila Zeitoune, Adriana Regen, Fabiana Bauman, Natalie Kamkhagi, Elisa Burd, Marina Nasser, Michelle Goffermann, Flávia Schachnik, Geni Czanotta, Iardena Cubits, Débora Lagus, Henri Esses, Natalie Klein, Alan Strozenberg, Daniel Oksenberg, Paula Puppi, Jairo Goldflus, Adriane Galisteu, Patrícia Abravanel, Luciano Huck, Marina Morena, Abílio Diniz, Valdemar Iódice, Benjamin Back, Isabella Prata, Alexandre Herchcovitch, Lalá Noleto, Miss Samantha e Edson Leite, dentre outros.


Espaço Kadimah, para quem tem interesse em pesquisar e estudar a rica história judaica

Nessim Hamaoui e seu neto Beni Rosenbaum, a quem coube colocar a mezuzá

A já consagrada Editora Kadimah, cujo responsável é o jornalista Nessim Hamaoui, iniciou uma nova fase focada em conteúdo judaico em um espaço dinâmico que irá abordar a cultura e história por meio de exposições, palestras, eventos e claro, publicações de revistas e livros. Trata-se do Espaço Kadimah, recentemente inaugurado em São Paulo na Rua Heitor Penteado, 220, loja 4 (Galeria).

“É um lugar que vai somar ao esforço comunitário de levar conteúdo judaico para todos. Vamos ter grupos de estudos abertos para quem quiser participar e a primeira exposição vai ser inaugurada dia 3 de março, às 16h, com o tema que está incomodando a todos nós: “Mil faces do Antissemitismo”, disse Nessim Hamaoui, e completa: “É um Centro de Estudos indo em direção aos educadores, jornalistas, ativistas, autoridades e famílias”.

Para saber mais ou se inscrever nos Grupos de Estudo contate: (11) 98541-2971.


Homenagem ao Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Doutor e Juiz Desembargador José Igreja Matos, por ocasião do Congresso de Direito na Cidade do Porto

Em Dezembro, com a presença de diversas autoridades do Brasil e de Portugal, foi realizado um Especial Congresso de Direito, organizado pelo Tribunal da Relação do Porto e pela CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, sobre os temas: “Novas Formas de Governança Global / As Novas Tecnologias e o Direito / Democracia e Paz”.

Nessa oportunidade o Secretário-Geral da CJLP, Dr. Nelson Faria de Oliveira, fez uma singela homenagem ao ilustre Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Juiz Desembargador José Igreja Matos (ambos na foto), pelo notável saber Jurídico e pelo empenho no estreitamento das relações jurídicas entre os Juristas de Língua Portuguesa em prol da Paz da Justiça, e pela realização deste importante Congresso de Direito.


Bia e Flavio Bitelman comemoram Bodas de Ouro na França

Bia e Flavio Bitelman capricharam na comemoração dos cinquenta anos de casados e, com toda a família, foram para a França. Hospedados no Club Med La Rosiére, aproveitaram também para curtir a temporada de esqui.


André Bushatsky e Renato Sacerdote participam do Cine Debate da CIP e falam sobre a produção de ‘Um pouco de mim, um pouco de nós’

Laura Feldman e André Bushatsky

Abrindo a programação cultural de 2024, a Congregação Israelita Paulista (CIP) e o Ministério da Cultura realizaram na quinta-feira, 08 de fevereiro, a exibição do filme ‘Um pouco de mim, um pouco de nós’, de André Bushatsky.

Laura Feldman, presidente da CIP, fez a abertura do evento e após a exibição do filme, o diretor, André Bushatsky e o produtor do filme, Renato Sacerdote, deram detalhes sobre a idealização do projeto, a escolha dos entrevistados e a produção do filme.

“O filme traz relatos de sobreviventes do Holocausto sobre como reconstruíram suas vidas no Brasil após terem sobrevivido os horrores do nazismo. O intuito é o de provocar uma reflexão nos espectadores, tanto dentro quanto fora da comunidade”, destaca André Bushatsky, que é neto de sobreviventes do Holocausto

“Fiquei muito feliz que as pessoas, além de virem assistir, se interessaram e fizeram boas perguntas. É muito importante que esse tipo de filme seja mostrado em vários locais, instituições e escolas. Precisamos lembrar sempre do que aconteceu e levantar questões sobre como pode acontecer de novo”, concluiu Renato Sacerdote.


O documentário está em cartaz nas plataformas Amazon Prime e Youtube play.

Comerciante que sofreu ataque antissemita em Arraial d’Ajuda adere ao movimento #Pinforpeace pela paz e contra o antissemitismo

A comerciante judia Herta Breslauer, que sofreu um ataque antissemita em sua própria loja em Arraial d’Ajuda no dia 02 de fevereiro, acaba de aderir ao movimento pela paz, contra o antissemitismo e contra o terrorismo batizada de #Pinforpeace. Ela recebeu dezenas de bottons da campanha que ficarão disponíveis gratuitamente para quem visitar a sua loja.

A campanha #Pinforpeace teve como ponto de partida os ataques do grupo terrorista Hamas em outubro passado e a crescente onda de antissemitismo global. Entre os idealizadores da iniciativa estão Natalie Klein, Alan Strozenberg, Daniel Oksenberg, Paula Puppi e Jairo Goldflus.

O #Pinforpeace traz um símbolo que unifica seis laços para formar uma estrela de Davi. Com opções de pins físicos ou virtuais, disponíveis também via filtro no Instagram, a iniciativa convida as pessoas a postarem selfies em preto e branco com o pin do lado esquerdo do peito (junto ao coração) , e marcarem cinco amigos com a hashtag #pinforpeace.

O movimento já distribuiu mais de 20 mil pins e recebeu apoio de diversas personalidades, incluindo Adriane Galisteu, Patrícia Abravanel, Luciano Huck, Marina Morena, Abílio Diniz, Valdemar Iódice, Benjamin Back, Isabella Prata, Alexandre Herchcovitch, Lalá Noleto, Miss Samantha e Edson Leite, entre outros.

“Conforme dizia Anne Frank, o que já foi feito, não pode ser desfeito, mas podemos prevenir para que não aconteça novamente”, concluiu Herta.


Encontro da Comissão de Liderança e Ativismo Feminino da B’nai B’rith SP

A B’nai B’rith São Paulo, com seu grupo de liderança e ativismo feminino, dirigido pela Eliana Schussel e com mulheres protagonistas e empreendedoras, realizou uma palestra com Adriana Regen tendo como tema “Conversando sobre como montar um look”.

Prestigiaram o evento: Beatriz Rubin, Sarah Hakim, Dorothy Tunkel , Beatriz Rubin, Ester Wulkan,Sheila Zeitoune, Adriana Regen, Fabiana Bauman, Natalie Kamkhagi, Elisa Burd, Marina Nasser, Michelle Goffermann, Flávia Schachnik, Geni Czanotta, Iardena Cubits, Débora Lagus e o presidente da entidade, Henri Esses.


Movimento #Pinforpeace marca presença no clássico entre Corinthians e São Paulo

Sobreviventes do Holocausto no gramado

No dia 30 de janeiro, o clássico entre Corinthians e São Paulo foi marcado por uma participação especial que fez história. Dez sobreviventes do Holocausto, além de terem seus nomes anunciados, cantaram o Hino Nacional ao lado dos jogadores de ambos os times na Neo Química Arena.

Essa emocionante iniciativa fez parte da campanha “Diga Não ao Antissemitismo”, promovida pelo Memorial do Holocausto, com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Federação Israelita do Estado de São Paulo, Clube Hebraica e StandWithUs-Brasil.

Em um gesto simbólico de união pela paz e contra o terrorismo e o antissemitismo, todos eles ostentaram no lado esquerdo do peito o pin do Movimento #Pinforpeace. Este pin traz consigo um símbolo que unifica seis laços para formar uma estrela de Davi, reforçando a mensagem para que todos estejam juntos pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo.

O #Pinforpeace surgiu como um movimento contra o terrorismo e um símbolo de união pela vida e pela paz, tendo como ponto de partida os ataques do grupo terrorista Hamas em outubro passado e a crescente onda de antissemitismo global. Entre os idealizadores da iniciativa estão Natalie Klein, Alan Strozenberg, Daniel Oksenberg, Paula Puppi e Jairo Goldflus e a direção criativa é da agência Baila.

Com opções de pins físicos ou virtuais, disponíveis também via filtro no Instagram, a iniciativa convida as pessoas a postarem selfies em preto e branco, com o pin do lado esquerdo do peito (junto ao coração) , com a hashtag #pinforpeace.

O movimento já distribuiu mais de 20 mil pins e recebeu apoio de diversas personalidades, incluindo Adriane Galisteu, Patrícia Abravanel, Luciano Huck, Marina Morena, Abílio Diniz, Valdemar Iódice, Benjamin Back, Isabella Prata, Alexandre Herchcovitch, Lalá Noleto, Miss Samantha e Edson Leite, entre outros.

Foto: Karoline Alves

20
20