TZALASH, A ENTIDADE ISRAELENSE DE APOIO ESPIRITUAL E EMOCIONAL AOS SOLDADOS

A instituição realiza um trabalho de extrema relevância junto aos soldados do Exército de Israel e suas esposas.

Com mais de 10 anos de atuação, a instituição vem criando base para que os jovens combatentes possam estar psicológica e emocionalmente saudáveis

Encontro do empresário Otávio Fakhoury (ao centro) com o rabino Peretz Einhorn (fundador da Tzalash), Nachshon Popovich (CEO), Sarita Wulkan (voluntária) e o jornalista Alberto M. Danon

Estar em equilíbrio com o nosso psicológico, emocional e espiritual, como se sabe, fortalece nosso sistema imunológico, nossa saúde, bem-estar e humor. Pensando nesse aspecto, surge, em 2013, a organização sem fins lucrativos Tzalash – Tzavá Leshem Shamaim (em tradução livre: Exército em honra aos Céus), cujo principal objetivo é prover apoio espiritual aos soldados do exército de Israel, considerado o mais ético e legalista do mundo.

Por meio de uma gama abrangente de programas, a instituição auxilia os jovens combatentes a manter seu compromisso religioso e bem-estar emocional ao longo de todo o serviço militar.

Segundo o general Aharon Haliva, comandante de operações do exército israelense, há um desejo, na própria instituição, de que mais soldados possam ser assistidos pela Tzalash a fim de que possam se fortalecer e ajudar outros de sua unidade no mesmo sentido e, consequentemente, todo o exército.

Segundo o CEO da entidade, Nachshon Popovich, o número de assistidos é grande por meio de diversos programas. “Mas precisamos fazer mais; muito mais, principalmente neste período de guerra, em que o fator religioso e psicológico tornam-se ainda mais relevantes para a saúde física e mental”. De acordo com ele, além dos soldados em si, esposas e viúvas de combatentes são assistidas. “Trazemos conforto religioso e emocional a elas e, consequentemente, a toda a família”, explica.

“Eu estava em crise. Mas, assim que participei do meu primeiro evento do Tzalash, fiquei energizada e revigorada. Cheguei a minha casa naquela noite e liguei para meu marido na base dele e disse: ‘Estamos bem; continue fazendo o que você está fazendo’”, Shuli, esposa de um oficial do Exército de Israel.

Segundo Popovich, principalmente em um período de forte crise, como agora, a demanda aumenta sobremaneira. “Ao mesmo tempo que precisamos atender mais pessoas, aumenta, graças a D´us, o número de pessoas que deseja auxiliar mas não sabe quem ou quais entidades. Convidamos todos a conhecerem mais o nosso trabalho para que juntos, possamos fortalecer quem nos protege e está na linha de frente. Para tal, além de nosso site, https://tzalash.org/, temos nosso Instagram brasileiro: @tzalash_brasil. Estamos à disposição para dirimir todas as dúvidas que surgirem. E, desde já, agradecemos”, finaliza Nachshon Popovich.

20
20