GOIÁS CRIA 1º PARQUE EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO ATENTADO TERRORISTA DE 7 DE OUTUBRO EM ISRAEL

É o primeiro memorial no mundo, fora de Israel, em alusão aos mortos no ataque do grupo fundamentalista islâmico palestino Hamas, que deixou 1,2 mil mortos e levou ao conflito na Faixa de Gaza.

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), inaugurou nessa quarta-feira, dia 28/2, o Parque “AM ISRAEL CHAI” em homenagem às vítimas do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023. O evento, fruto da colaboração entre o Karen Kayemet LeIsrael Brasil, a Embaixada de Israel e o Governo de Goiás, simbolizou um gesto emblemático de solidariedade e memória, destacando-se pela sua importância e significado. É o primeiro memorial no mundo, fora de Israel, em alusão aos mortos no ataque do grupo fundamentalista islâmico palestino Hamas, que deixou 1,2 mil mortos e levou ao conflito na Faixa de Gaza.

A cerimônia, realizada no Detran-GO, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, do Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, do adido do Mashav, Ari Fischer e de outras figuras importantes, como o diretor executivo do KKL Brasil, Marcelo Spritzer, e o presidente do KKL Brasil, Rudi Solon. Este último expressou a importância do evento, afirmando: “AM ISRAEL CHAI, que significa ‘O Povo de Israel Vive’, reflete nosso compromisso inabalável no KKL com o povo judeu, promovendo a vida, a paz e a justiça, transcendendo as adversidades enfrentadas desde o dia 7 de Outubro.”

Durante o evento o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, falou sobre a homenagem recebida: “Israel passou por um tempo muito difícil desde aquele 7 de outubro, uma coisa sem precedente, e esta é uma forma de lembrar e homenagear a vida daquelas 1.200 pessoas assassinadas em um dia só. Plantar estar árvores significa que essa memória ficará para sempre e vamos transformar essa tragédia em algo positivo para o futuro”, explicou o embaixador.

Ele ainda ressaltou que a parceria entre o país e Goiás, não começou hoje, e principalmente, não termina agora. “Hoje assinamos intenções em várias áreas desenvolvidas seja em cultura, medicina, tecnologia e outras coisas, e espero que com a ajuda do governo de Goiás possamos fazer ações que melhorem a vida e a economia da sociedade goiana”, finalizou.

O governador Ronaldo Caiado destacou que inaugurar o Parque “Am Israel Chai” é uma homenagem que o povo goiano faz para todo povo judeu. “Queremos dizer que aqui em Goiás nós trabalhamos contra qualquer ato de antissemitismo; aqui em nosso estado, nós temos a maior honra e orgulho de termos a comunidade judaica, ou seja, isto é uma homenagem ao povo judeu, especialmente às 1.200 vítimas que foram barbaramente assassinadas em Israel”, declarou Ronaldo Caiado.

Caiado também agradeceu ao governo de Israel pelas várias parcerias com Goiás desde a área de tecnologia, com a implantação dos óculos às cegas, até agricultura na região de Flores de Goiás. “Israel trouxe tantos avanços nas pesquisas, são detentores do maior número de prêmios Nobel no mundo e o que eles produzem? A paz, a tecnologia, a área de medicina, da inovação, da pesquisa, e tudo isso eles já doaram para o mundo e agora é a nossa hora de retribuir com essa justa homenagem do povo goiano”, finalizou Caiado.

Israel é referência mundial em agricultura, segurança e tecnologia. O país está muito à frente dos demais em inovação. Aplicativos como Waze, Wix, Fiverr, ICQ e Viber, e equipamentos como pen drive, processadores Intel e drones foram tecnologias criadas e desenvolvidas pelo povo israelense.

Causa ambiental

Além de servir como um local de memória e reflexão, o parque se torna um símbolo de compromisso com a paz e a justiça, com o Governo de Goiás reafirmando este compromisso ao ser o primeiro estado do Brasil a assinar uma declaração de adesão à definição de trabalho de antissemitismo da IHRA.

O parque conta com 1.200 árvores, incluindo espécies nativas do cerrado, árvores frutíferas e uma oliveira significativa, simbolizando vida, resiliência e a união contra a adversidade, cujas mudas foram doadas pela Embaixada de Israel no Brasil. “O Detran-GO abraçou a causa não só porque conta com espaço físico, mas por suas iniciativas na área ambiental e na defesa da vida”, pontua o presidente da autarquia, Delegado Waldir.

Além de servir como um local de memória e reflexão, o parque se torna um símbolo de compromisso com a paz e a justiça, com o Governo de Goiás reafirmando este compromisso ao ser o primeiro estado do Brasil a assinar uma declaração de adesão à definição de trabalho de antissemitismo da IHRA.

O presidente do Detran-GO, quando foi candidato à Prefeitura de Goiânia em 2016, tinha em seu plano de governo a revitalização do Rio Meia Ponte de forma semelhante ao que ocorre na Europa. Atualmente, já desenvolvia projeto para arborizar uma área usada como depósito de veículos apreendidos na sede do Detran-GO.

20
20