A ÚLTIMA CRIANÇA – Rabino Nissim Katri

A busca desenfreada da riqueza material é uma ilusão, se não uma desilusão. Não há um ganho final naquilo que adquirimos “debaixo do sol”. O verdadeiro ganho está nos alcances espirituais que conseguimos.

A riqueza espiritual de longe excede a riqueza material. Nós não somos desconhecedores deste fato. Ao contrário, sabemos isto e buscamos nos auto iludir.

Rabi Bunim de Pashischa disse que uma vez, ele perguntou alguém que estava vivendo uma vida frenética por que ele não devotava mais tempo para objetivos espirituais. O homem respondeu: ”Minha mulher e eu temos poucas necessidades e conseguimos nos virar com menos ganhos. Mas eu preciso trabalhar duro para ganhar o suficiente para prover os meus filhos”.

Isto parece lógico. Mas quando estas crianças crescem, elas seguem o mesmo padrão, exaurindo a si mesmas para ganhar dinheiro e negligenciando seu lado espiritual. Estes também dizem que precisam fazer mais por “seus filhos”. Seus filhos, por sua vez, também vão fazer o mesmo. ”Onde está esta última criança pela qual todas estas gerações estão sacrificando sua espiritualidade?” perguntou Rabi Bunim?

Nossos sábios tentam nos chacoalhar para acordarmos desta ilusão. A busca desenfreada da riqueza material é uma ilusão, se não uma desilusão. Não há um ganho final naquilo que adquirimos “debaixo do sol”. O verdadeiro ganho está nos alcances espirituais que conseguimos.


RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20