COMUNIDADE JUDAICA DE SP SE REÚNE EM ENCONTRO DE FÉ EM PROL DOS 134 REFÉNS DO HAMAS

Neste domingo (3 de março), cerca de 220 mulheres da comunidade judaica de São Paulo se reuniram na Sinagoga Ohel Yaakov para rezar pelos reféns que seguem em poder do grupo terrorista Hamas desde 07 de outubro de 2023.

Batizada de “Bring Them Home”, a ação foi uma iniciativa da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Universidade de Haifa, Organização Beit Halochem Brasil e da ONG StandWithUs Brasil, e reuniu mais de 220 mulheres, que vestidas de branco e segurando cartazes com as fotos de cada um dos 134 reféns que ainda seguem à mercê do grupo terrorista, fizeram uma corrente de fé e de oração.

Participaram do grupo, dentre outras, Andrea Nasser Setton, Denise Waiswol, Elisa Nigri Griner, Michele Rosset, Monica Cohen, Patricia Lisbona, Renata David Harari, Stefanie Aizenstein Cohn, Thais Roitman, Monica Baran, Patricia Levy, Silvia Berger e Silvia Zlotnik.

“Estamos buscando unir forças através da fé para criar uma conexão emocional com os familiares dos reféns para que se sintam acolhidos e saibam que estamos todos juntos em uma única energia, rezando para que todos retornem a seus lares o mais breve possível”, frisou Mariza de Aizenstein, uma das organizadoras da ação e diretora voluntária da Fisesp.

Marcos Knobel, presidente da Fisesp, Miriam Vasserman, vice-presidente e diretora do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF- Fisesp) e a jornalista Becky Korich, fizeram pronunciamentos emocionados.

“Esta ação buscou trazer um pouco de energia, esperança e união para toda a nossa comunidade, nos encorajando a continuarmos fortes e firmes na luta contra o antissemitismo. Porém quero reafirmar que não teremos uma resolução para essa guerra sem a entrega dos reféns para Israel”, enfatizou o presidente da Fisesp, Marcos Knobel.

“Queremos manter viva a memória desses reféns, que foram capturados pelo Hamas no dia 07 de outubro e seguem enclausurados nos tuneis de Gaza e sabe-se lá em que condições. Nós queremos eles soltos, com vida e com saúde, para que voltem para suas casas o mais rápido possível, e que a paz em Israel seja instaurada”, complementou Miriam Vasserman.

Daniel Bialski deu detalhes sobre todos os horrores que presenciou em sua recente visita a Israel acompanhando um grupo de jornalistas. “Pude estar com os familiares, escutar suas história, abraça-los e sentir a comoção da comunidade israelense. A esperança e a fé fazem parte da cultura judaica e temos que pensar no lado positivo de que todos podem estar vivos e vão voltar para suas casas”.

“Acredito no poder que as mulheres têm em suas preces, no seu envolvimento com a situação de Israel e em seu fervor. Tenho absoluta certeza que hoje, o mundo celestial vai facilitar para que os 134 reféns voltem para suas casas ainda esta semana”, concluiu o rabino Samy Pinto após a leitura de Salmos acompanhado de todas as vozes femininas.

O evento foi brilhantemente encerrado, com todas as mulheres entoando abraçadas, juntamente com o cantor Micha Gamerman, as canções Há Baita e Am Israel Chai, reforçando o pedido de retorno dos reféns para suas casas, bem como a força do Estado e do Povo de Israel.

Crédito fotográfico: Abner Palma

A equipe que organizou o evento

Marcos Knobel discursa

Miriam Vasserman faz uso da palavra

Mulheres de branco pedem pelo retorno dos reféns

Daniel Bialski discursa

Becky Korich no palco

O cantor Micha Gamerman

20
20