DAN STULBACH RECEBE PEDRO DORIA ABRINDO O PROJETO DIÁLOGOS 2024 DA CIP

Dan Stulbach e Pedro Doria

No dia 26 de fevereiro, o Teatro UOL do Shopping Higienópolis foi palco do primeiro evento do Projeto Diálogos 2024 da Congregação Israelita Paulista (CIP) que reuniu o ator Dan Stulbach e o jornalista Pedro Doria.

O evento contou com a abertura do historiador e professor da CIP, Moré Theo Hotz, que abordou a relação entre história e judaísmo, destacando o imperativo judaico de contar e transmitir a história como parte integral das festividades e textos sagrados. “Estudamos história para não repetir no presente ou no futuro os erros do passado, porém a história, como toda a ciência humana, conta com uma variável muito instável nessa equação, que é o ser humano.

Com seu já conhecido bom humor, Dan Stulbach interagiu com a platéia e conduziu o debate que teve como tema: “Como a história pode impactar o futuro”.

Pedro Doria e Carlos Tramontina com equipe da CIP

A pauta do encontro girou em torno de assuntos como a transformação do jornalismo por conta da popularização da internet, os impactos das fake news e da inteligência artificial nas notícias e nas redes sociais, bem como da cobertura da guerra entre Israel e o Hamas pela imprensa e a preocupação dos judeus brasileiros com a crescente onde de antissemitismo no Brasil e no mundo, tema que foi levantado diversas vezes pela plateia.

Na avaliação de Pedro Doria, o motivo pelo qual se presta tanta atenção nessa guerra em particular e não nas outras que estão acontecendo, é por causa do antissemitismo, que está reflorescendo, porém, não no mesmo nível que esteve em outros momentos da história. E o fato de que Israel existe, muda radicalmente as possibilidades para todos os judeus do mundo

Ao final do encontro, ele deixou uma mensagem de otimismo: “Os judeus brasileiros não estão sozinhos, os judeus do mundo não estão sozinhos, vocês não estão sozinhos, nunca percam essa compreensão. Não estou falando isso por ser algo simpático de se falar. Há muita gente com plena consciência sobre o que é o antissemitismo, de como que ele se espalha e que está enxergando o que está acontecendo. O fato de Israel existir muda tudo e traz a segurança de que não haverá uma nova Shoá”, concluiu.

“Pedro Doria explicou de maneira muita clara a questão de como se radicalizam as ideias nas redes sociais. De acordo com o Talmud, a verdade é multifacetada e precisa de visões diferentes para se completar”, concluiu o rabino Dr. Ruben Sternschein no final do bate-papo.

A presidente da CIP, Laura Feldman, expressou gratidão pela participação de Pedro Doria e Dan Stulbach no evento, destacando a importância do projeto Diálogos, em consonância com os valores da Congregação, que preza pela abertura aos debates e aos diálogos.

O Projeto Diálogos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio de CSN, Financeira Alfa, Bemol, Itaú, Unigel, Banco Safra, GR, Rosset, Mayekawa, Smartstorage e Teleperformance, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira a transmissão pelo link: https://bit.ly/Diálogos_PedroDoria

Crédito fotográfico: Flávio Mello

20
20