WIZO HOMENAGEIA ESTHER DAYAN NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A celebração do Dia Internacional da Mulher, organizado pela WIZO São Paulo, contou com a presença de 150 mulheres no espaço Mitzpê, da Hebraica. Este ano, a homenageada foi Esther Dayan, educadora e fundadora da Escola Beit Yaacov, reconhecida pela criação da primeira instituição educacional com perspectiva internacional de educação e ênfase na tradição e cultura judaicas. Para a condução do diálogo foi convidada a escritora e colunista da Folha de São Paulo Becky Korich.
Claudia Hemsi Leventhal brindou o público cantando Am Israel Chai, música de Eyal Golan, que virou um retrato de Israel para o mundo, desde o atentado em outubro do ano passado. Sua voz suave cativou o público.
A presidente da WIZO São Paulo Olga Teperman Aizemberg iniciou a tarde homenageando Sulamita Tabacof z’l, eterna presidente de Honra da WIZO, falecida dois dias antes, descrevendo sua personalidade marcante e sua atuação como chaverá WIZO. Uma menção a Etejane Hepner Coin e ao seu grupo Chana Szenes, que criaram o Dia Internacional da Mulher, nos anos 1990, e cuja continuidade acompanhou a gestão das presidentes que se seguiram, entre elas Iza Mansur e Nava Politi.
O discurso da presidente da WIZO São Paulo foi emocionante, pontuando o momento em que estamos vivendo em Israel, sem que a tristeza impedisse o clima de confraternização. Coube a Debora Matalon apresentar a homenageada Esther Dayan e a mediadora Becky Korich, destacando a importância da educação judaica e da comunicação nos dias atuais.
O bate-papo levou a questões como desafios e obstáculos enfrentados ao longo desses anos, o que mudou desde 7 de outubro, como lidar com o bullying hoje em dia, a importância da participação dos pais na vida de seus filhos, dentre outros. Becky e Esther falaram sobre suas trajetórias e experiências de vida, enfatizando exemplos de mulheres que procuram contribuir para o aprimoramento social, um dos grandes objetivos da WIZO no mundo inteiro.
Além de representantes de várias entidades da comunidade, o evento contou com a presença de Marcos Knobel, Ricardo Berkiensztat e Miriam Vasserman, respectivamente presidente, presidente Executivo e vice-presidente da Fisesp; do CEO Gaby Milevsky e de Juliana Guarita Quintas Rosenthal, representando o presidente da Hebraica Fernando Rosenthal.