SINTONIZANDO NA FREQUÊNCIA CORRETA – Rav Efraim Birbojm

Havia um rei que buscava a paz. Para colocar este conceito no coração das pessoas, ele ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar em uma pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que, motivados pelo magnífico prêmio oferecido, fizeram suas tentativas. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas foram apenas duas que ele realmente gostou. Como escolher entre elas a que mais representava a paz verdadeira? Ele convocou seus ministros para ajudarem na escolha.

A primeira pintura era um lago tranquilo. Este lago era um espelho perfeito, onde se refletiam as plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul, com tênues nuvens brancas. Todos os ministros concordaram que ela refletia a paz perfeita.

A segunda pintura também tinha montanhas. Porém, eram montanhas escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu tempestuoso, do qual se precipitava um forte aguaceiro, com raios e trovões. Montanha abaixo jorrava uma espumosa torrente de água. Para os ministros, tudo isto revelava uma situação perturbadora, nada pacífica. O que o rei havia visto naquela pintura? Onde ela transmitia a paz?

O rei, vendo a expressão de perplexidade no rosto dos ministros, pediu para que eles observassem o quadro mais de perto e com mais atenção. Ao se aproximar, eles perceberam que atrás da torrente de água havia um arbusto crescendo em uma fenda da rocha. Naquele arbusto encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho, tranquilamente sentado em seu ninho.

Após uma longa discussão, o rei acabou escolhendo a segunda pintura e explicou:

– Paz não significa estar em um lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa, apesar de se estar no meio de um turbilhão, permanecer calmo e tranquilo. Esse é o verdadeiro significado da paz perfeita.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Atualmente comanda uma comunidade em São Paulo, cuja missão é oferecer a oportunidade de crescimento espiritual para o público já observante da Torá, bem como oferecer a oportunidade de pessoas não observantes se aproximarem um pouco mais do judaísmo. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20