PATERNIDADE ESPIRITUAL – Por Rabino Simon Jacobson

Soul Gym

Pais: “Levem seu trabalho a sério. Os filhos são o presente mais precioso que D’us lhes deu – uma nova vida, tão sem marcas quanto a neve fresca, e vocês foram abençoados com a oportunidade de nutrir, proteger e ensinar seu filho, para que ele se tornasse um ser humano produtivo e bom.”

O Rebe

Uma noite, quando um rabino estava profundamente absorto em seus estudos, seu filho mais novo caiu do berço. Embora o rabino estivesse na sala logo ao lado, ele não ouviu nada. Mas o avô, pai do rabino que também estudava em seu quarto no andar de cima, ouviu o choro do bebê.

Ele desceu, colocou o bebê de volta no berço e embalou-o para dormir. O rabino permaneceu alheio a tudo isso. Mais tarde, o avô admoestou seu filho: “Não importa o quão elevadas sejam suas atividades, você nunca deve deixar de ouvir o choro de uma criança.”

O que um pai pode fazer para melhorar a qualidade da família?

É responsabilidade dos pais construir um lar feliz e saudável. Quando cada membro de uma família se preocupa principalmente consigo mesmo, a própria família está fadada a sofrer. Quando o pai fica até tarde no escritório, quando a mãe está ocupada com seu trabalho ou trabalho comunitário, quando os filhos se preocupam principalmente com festas ou projetos escolares, eles não conseguem manter relacionamentos profundos dentro da família. Eles podem dormir sob o mesmo teto e comer na mesma mesa, mas estar em mundos separados.

Introduzindo a espiritualidade em sua casa, recebendo hóspedes e conversando com sua família sobre nossas responsabilidades como pessoas bondosas, você torna sua casa verdadeiramente bela. Seus filhos crescerão lembrando-se de seu lar como um lugar caloroso e gentil, onde as pessoas se sentiam à vontade para se reunir e conversar sobre coisas que eram importantes para elas. É muito provável que essas crianças se tornem adultos que criarão o mesmo tipo de lar.

Como os pais podem criar um ambiente familiar saudável?

Sempre que surge um problema, especialmente um problema sério, devemos examinar a dinâmica entre os pais. O marido e a esposa devem desenvolver uma maneira saudável de se comunicarem. Isso, por sua vez, é um bom exemplo para seus filhos.

É importante lembrar que o mau comportamento das crianças costuma ser o resultado de atitudes dos pais. Sem mudar essas atitudes, não podemos esperar nenhuma mudança séria em nossos filhos. Os pais devem olhar além de seu próprio ego ao lidar com seus filhos. Só então eles podem realmente avaliar o problema em questão e decidir como corrigí-lo.

Muitas vezes, é aconselhável procurar a ajuda de alguém for a de sua família. Alguém que pode julgar o problema objetivamente e quem entende D’us e os objetivos e valores de sua família.

Acima de tudo, o amor é a ferramenta mais poderosa para combater os problemas. Sim, um lar saudável deve ser administrado com disciplina, mas mesmo essa disciplina deve conter amor. Isso não pode ser algo superficial ou fabricado, pois as crianças são mais sensíveis às emoções honestas do que os adultos. Por outro lado, eles vão reagir com pura alegria quando receberem o amor genuíno de seus pais.

Quais são os papéis dos diferentes membros da família?

Embora mãe e pai sejam parceiros iguais, cada um tem qualidades únicas que se complementam na construção de um lar saudável.

A mãe e o pai devem respeitar os papéis um do outro e estar prontos para ajudar a qualquer momento. Quando uma mãe e um pai se tratam com tanto respeito e cooperação, seus filhos inevitavelmente aprenderão a agir da mesma forma. As crianças devem ser incentivadas a participar de todos os aspectos da vida familiar. As crianças mais velhas devem ajudar a cuidar de seus irmãos e irmãs mais novos; então, não apenas sentirão o amor de seus pais, mas também terão a experiência de dar amor a alguém mais jovem e mais necessitado do que eles.

Os pais devem compreender a magnitude de suas muitas responsabilidades. Construir um verdadeiro lar é um trabalho a ser levado a sério – mais a sério do que o trabalho que fazemos todos os dias para ganhar a vida. Afinal, existem muitas oportunidades de ganhar a vida, mas apenas uma oportunidade de educar os filhos e construir um lar saudável.

Exercício

Aprenda a amar sua família de uma nova maneira. Ame-os não apenas porque são sua carne e sangue, mas porque são a carne e o sangue de D’us.

Antes de colocar seus filhos para dormir, dê-lhes um novo tipo de beijo, um cheio do fogo de sua alma Divina. Fale com eles sobre o amor e como cuidar um do outro. Você verá como essa nova consciência do amor se transfere para tudo o que você faz.

Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/5063477/jewish/Paternidade-Espiritual.htm

Rabino Simon Jacobson – MLC – Meaningful Life Center

O rabino Simon Jacobson é um orador, educador e mentor de milhares. Ele é o autor do livro best-seller “Toward a Meaningful Life”, uma publicação de William Morrow que já vendeu mais de 400.000 exemplares e foi traduzido para hebraico, francês, espanhol, holandês, português, italiano, russo, alemão, húngaro, tcheco e georgiano. O rabino Jacobson dirige o The Meaningful Life Center, chamado de “Spiritual Starbucks” pelo New York Times, que conecta o secular e o espiritual por meio de uma ampla variedade de programação ao vivo e online, apresentando os ensinamentos universais da Torá como um plano de vida para as pessoas de todos os fundos.

20
20