Aprenda a dizer “eu não sei”- Rabino Nissim Katri
Mesmo que nenhum ser humano possa saber tudo, algumas pessoas não conseguem admitir ignorância sobre qualquer coisa. Para elas, admitir a falta de conhecimento ameaça seus egos frágeis. Apesar de tentarem impressionar os outros com seus conhecimentos sobre tudo, elas conseguem o inverso. Quanto mais tentam esconder sua ignorância, mais proeminente ela se torna.
Além disso, o único meio pelo qual podemos adquirir conhecimento é aceitando que nós não o temos. Pessoas que argumentam que sabem tudo, não podem aprender. Então, muitas oportunidades de aprender são desperdiçadas, e negar a ignorância, na prática, aumenta a ignorância.
Não temos que saber tudo e ninguém espera isso de nós. Hoje, mais do que nunca, com a quantidade sem precedente de informação disponível, ninguém consegue ser um gênio universal. Quando alguém diz, “eu não sei”, ele está sendo muito respeitável.
Devemos também estar abertos a adquirir conhecimento de qualquer fonte. Aprender de quem consideramos ser inferior em relação a nós não é depreciável. Como descrito nos Salmos: “De todos os meus professores adquiri conhecimento”. A capacidade de aprender de qualquer pessoa é um sinal de grandeza. Enquanto proclamar o conhecimento de tudo expõe a ignorância.
RABINO NISSIM KATRI
É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.