14 Fatos Sobre as Comunidades Judaicas no Egito – Por Menachem Posner
1. Nosso povo deixou o Egito após 200 anos de escravidão
Pessach, a primeira festa judaica, celebra o êxodo milagroso de nosso povo do Egito. Liderados por Moshe e Aharon, nossos ancestrais testemunharam D’us enviando 10 pragas sobre os egípcios antes de partirem para a liberdade. Antes de D’us dividir o mar para sua nação nascente, Ele disse: “Pois a maneira como você viu o Egito é [apenas] hoje, [mas] você não continuará a vê-los pela eternidade”.1 No entanto, levou apenas algumas centenas de anos até que alguns israelitas retornassem à terra de nossa opressão.
2. Os Judeus Retornaram Após o Assassinato de Guedalia
Após a destruição do Primeiro Templo Sagrado, uma pequena e humilde comunidade judaica permaneceu na Terra Santa, governada por Guedalia ben Achikam. Após Guedalia e muitos outros judeus terem sido assassinados durante Rosh Hashaná, a comunidade ficou em frangalhos. Alguns migraram para o Egito, onde esperavam escapar da fome e da guerra. O profeta Yermiyahu os advertiu para não irem, mas eles foram mesmo assim. Mesmo depois que eles se estabeleceram lá, Jeremias continuou a criticar severamente o povo por deixar a Terra Santa e por servir aos ídolos no Egito.2
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Dois meninos de bar mitsvá e seus orgulhosos familiares do lado de fora da sinagoga Shaar Hashamayim no Cairo
3. Havia um Pseudo Templo nos Tempos do Segundo Templo
Durante o período do Segundo Templo, na época da história de Chanucá, quando o Egito era o centro do império grego alexandrino, era o lar de uma comunidade judaica significativa.
Sob a liderança de um sacerdote chamado Chonyo (Onias), eles até construíram um grande templo, que viram como um paralelo ao Templo Sagrado de Jerusalém. O templo de Chonyo não era, entretanto, sagrado. De fato, a Mishná afirma que qualquer sacerdote que servisse no templo de Chonyo não tinha permissão para servir em Jerusalém, assim como os sacerdotes que serviam aos ídolos.3
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A sinagoga Eliyahu Hanavi em Alexandria
Foto de Roland Unger
4. Eles traduziram a Torá para o grego
Por ordem do rei Ptolomeu, os judeus que viviam no Egito traduziram a Torá para o grego. Os Sábios dizem que aquele dia foi tão terrível para o Povo de Israel quanto o dia em que o Bezerro de Ouro foi construído, porque a Torá não foi traduzida adequadamente.4
O “Comentário sobre a Mishná ” (Yevamot, cap. 9) manuscrito de Maimônides em escrita judaico-árabe. Inclui notas de seu filho Abraham na margem.
5. Eles tinham uma sinagoga gigante
O Talmud descreve uma sinagoga opulenta em Alexandria, que poderia conter muitos milhares de fiéis, que se sentavam de acordo com a profissão. Era tão grande que era impossível para todos ouvirem o cantor. Uma pessoa foi assim designada para permanecer na bimá (plataforma) no centro do santuário forrado de colunas e levante um lenço sempre que fosse a hora de dizer “ amém ”.
Tragicamente, toda a congregação foi morta – uma punição, Talmud comenta, por se reassentar no Egito.5
Local de sepultamento da conhecida família Mosseri no Cairo.
Foto de Zeev Radovan cortesia da Biblioteca Nacional de Israel
6. Jerusalémitas e babilônios viveram lado a lado
Na era pós-Templo, surgiram dois grandes centros de erudição judaica – um na Terra Santa e outro na Babilônia – cada um dos quais acabou produzindo um Talmud. No Egito, haviam ambos.
A sinagoga famosa do Cairo, Ben Ezra, era originalmente frequentada por judeus que seguiam a (agora extinta) tradição de Jerusalém. Uma característica da tradição de Jerusalém era terminar a Torá em três anos, em vez de um ciclo anual.6 O viajante rabino Benjamin de Tudela (século 12) registra que os habitantes de jerusalemitas do Cairo tinham uma longa tradição de se unirem aos judeus babilônios, que estavam completando a Torá naquele dia, para um serviço de oração conjunto.
A sinagoga Shaar Hashamayim no Cairo
Foto de Roland Unger
7. Saadia Gaon lutou contra caraítas lá
O grande rabino Saadia Gaon nasceu na região de Faiyum no final do século 9. Quando jovem, ele percebeu a ameaça ao judaísmo tradicional representada pelos caraítas, que rejeitavam os ensinamentos rabínicos em favor de suas próprias interpretações originais da Torá.
Saadia começou sua carreira como um ferrenho defensor da tradição judaica quando tinha apenas 23 anos. Logo depois, a perseguição dos caraítas, incluindo o saque de sua casa, forçou-o a deixar o Egito para a Terra Santa e depois para a Babilônia. Tornou-se conhecido como um dos grandes líderes e mestres da história judaica, que traduziu toda a Torá em árabe fluido e cujos ensinamentos e tradições permanecem centrais para o judaísmo hoje.
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Uma sinagoga não utilizada na área de Abbasiya, no Cairo.
Foto de Ashashyou
8. Maimônides era Nagid
Moses Maimonides, o grande filósofo, estudioso e líder espanhol, viveu no Cairo, onde serviu como nagid (líder da comunidade) e médico pessoal do sultão Saladino. Sob sua influência, a observância judaica foi aprimorada e os preceitos judaicos foram ensinados de uma forma que muitos pudessem apreciar e incorporar, incluindo ex-caraítas arrependidos.
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Uma placa na recém-reformada sinagoga Maimônides no Cairo Antigo
Foto de Roland Unger
9. A maioria dos judeus egípcios hoje são sefarditas
Na esteira da perseguição católica aos judeus na Península Ibérica, que culminou com a expulsão da Espanha em 1492 e na expulsão de Portugal em 1496, os judeus espanhóis (sefarditas) afluíram à relativa tolerância da Arábia muçulmana e do norte da África, incluindo o Egito.
Uma prosa rimada em que um certo Solomon ben Yehuda conta como seu pai emigrou da Espanha para o Egito, para o Iêmen e depois de volta para o Egito.
Cortesia da Biblioteca da Universidade de Cambridge, Projeto “Ktiv”, Biblioteca Nacional de Israel.
10. O Arizal cresceu lá
O rabino Yitzchak Luria (1534-1572), conhecido como o Arizal, estava entre os mais célebres cabalistas. Seu pai, Shlomo Luria, faleceu quando seu filho tinha oito anos, e o menino foi criado por seu tio materno sefardita, o rabino Mordechai Francis de Alexandria. No Egito, ele estudou com o rabino Betzalel Ashkenazi, autor do Shita Mikubetzet, e com o rabino espanhol David ibn Zimra, conhecido como RaDBaZ. No entanto, muito de seu aprendizado foi realizado por ele mesmo, na solidão, às margens do Rio Nilo.
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Uma carta escrita ao Arizal enquanto ele vivia no Egito.
Cortesia da Biblioteca Nacional de Israel
11. Judeus europeus chegaram na virada do século 20
Com a Europa se tornando cada vez mais hostil aos judeus e o Canal de Suez abrindo muitas novas oportunidades de negócios, os judeus europeus, incluindo Ashkenazim, juntaram-se às fileiras dos judeus egípcios. A comunidade Ashkenazi cresceu temporariamente durante a Primeira Guerra Mundial, quando os otomanos expulsaram muitos judeus sem cidadania turca da Terra Santa.
Crianças e adultos no bairro judeu de Alexandria em 1891.
Crianças e adultos no bairro judeu de Alexandria em 1891.
12. Quase todos saíram no final dos anos 40 e 50
À medida que a atividade sionista se acelerava durante o mandato da Palestina, as coisas se tornavam cada vez mais difíceis e perigosas para os judeus no Egito. Leis discriminatórias foram promulgadas, casas e sinagogas foram atacadas e a vida ficou insuportável. Uma parcela significativa da comunidade fugiu logo após a Guerra da Independência de Israel, na qual o Egito lutou contra as forças judaicas.
No final da década de 1950, a maioria dos judeus egípcios havia sido expulsa, e a outrora grande comunidade judaica do Egito era uma sombra de seu antigo status. Hoje, há menos de uma dúzia de judeus oficialmente reconhecidos vivendo no Egito. As sinagogas desmoronaram ou se tornaram museus, as escolas judaicas estão desprovidas de crianças judias e a comunidade judaica de 2.500 anos no Egito praticamente desapareceu.
Rabino Haim Moussa Douek (1905-1974), que serviu como o último rabino-chefe do Egito até partir para a França e Nova York.
13. Existem judeus egípcios no mundo inteiro
Uma parte significativa dos judeus do Egito imigraram para Israel, e muitos outros se espalharam pela Europa, América do Norte e América do Sul, enriquecendo as comunidades judaicas com suas tradições e cultura únicas.
14. Eles observam ‘El Tawhid’ no primeiro dia de Nissan
No primeiro dia de Nissan, duas semanas antes de Pessach, quando celebramos o Êxodo, os judeus de ascendência egípcia se reúnem para o Seder El Tawhid (“Unificação”). Esta reunião noturna inclui a leitura da Torá e dos Salmos, bem como a recitação de El Tawhid, um texto literário árabe que fala da grandeza de D’us e Sua bondade para com Seu povo.
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NOTAS
1.
Shemot 14:13.
2.
Isso se desenrola em vários capítulos, começando com Yermiyahu 40.
3.
Menachot 13:10.
4.
Masechet Soferim 1:7.
5.
Suka 51b.
6.
Mishnê Torá, Hilchot Tefilá 13:1.
Menachem Posner
Rabi Menachem Posner atua como editor no Chabad.org, o maior site informativo judaico do mundo. Ele tem escrito, pesquisado e editado para Chabad.org desde 2006, quando recebeu seu certificado rabínico da Yeshiva Central Tomchei Temimin Lubavitch. Reside em Chicago, Illinois, com sua família.