34ª edição do Café Europa reuniu sobreviventes do Holocausto para celebrar a vida
Idealizado pela Unibes, em parceria com a Claims Conference, o evento alegrou a tarde de idosos com música, dança e diferentes atrações
Nicole Rouben, Liora Alcalay, Fanny Terepins
Encontro que aconteceu numa tarde de domingo, na Unibes Cultural, reuniu cerca de 45 convidados, entre sobreviventes do holocausto e acompanhantes. Realizada pela Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), a confraternização também contou com a presença de membros da diretoria da Instituição e da presidente, Liora Alcalay, que, ao se dirigir aos convidados, comentou:
“Neste ano de 2024, nós estamos completando 20 anos de parceria da Claims com a Unibes e nos sentimos muito honrados e privilegiados por poder oferecer este trabalho a todos vocês. Que a gente sempre possa celebrar a vida, todos juntos, com muita saúde e muitas alegrias”.
Participantes se divertem dançando, ou apenas aplaudindo o show musical
Com o objetivo de promover a socialização entre os idosos e, consequentemente, o bem-estar e a qualidade de vida, o Café Europa, que já é um dos momentos emblemáticos da Unibes, chegou à sua trigésima quarta edição.
Fortuna e o Grupo Klezmer Três Rios
No decorrer da tarde do domingo, os participantes estabeleceram e fortaleceram laços de amizade em um momento festivo com músicas interpretadas pelo grupo Klezmer Três Rios e pela cantora Fortuna Safdie, cuja participação foi uma surpresa que alegrou todos os convidados. Danças e boas conversas também tornaram o encontro divertido e memorável.
“Estou aqui para comemorar a vida, celebrar a vida! A Unibes e a Claims estão de parabéns pelo evento que estão fazendo aqui, dando um pouco de ânimo, um pouco de alegria para todos nós, sobreviventes do Holocausto. Nós temos que somar forças para combater todo tipo de extremismo e o antissemitismo”, assinalou Joshua Strul, de 91 anos.
O programa Unibes Sobreviventes do Holocausto
Em parceria com a Claims Conference, baseada em Nova Iorque, EUA, o programa Unibes Sobreviventes do Holocausto atua para garantir o bem-estar físico e emocional dos sobreviventes do Holocausto.
A assistência social às vítimas judias do nazismo é mantida por meio de fundos provenientes da própria Claims Conference, além do URO Charitable Trust Limited.
Por conta deste projeto, em 2019 a Unibes recebeu a Bandeira Verde concedida pelos auditores da Claims Conference, marco importante para a Instituição, que trouxe um aumento no aporte de recursos destinados aos sobreviventes. Vale destacar que a Unibes foi a única Instituição da América Latina, e uma das poucas no mundo, a receber esse reconhecimento. Atualmente, 220 pessoas são auxiliadas pelo programa.
Café Europa – Descubra da onde vem a inspiração do evento
Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os judeus sobreviventes dos campos de concentração começaram a procurar por seus familiares pois queriam reencontrar aqueles que tinham sobrevivido ao Holocausto. Um local de Estocolmo, na Suécia, se tornou o ponto focal dos sobreviventes que buscavam notícias dos seus familiares. E o nome deste local era Café Europa.
“Café Europa”, então, se tornou sinônimo de ponto de encontro dos sobreviventes e simbolizou a alegria de poder reencontrar pessoas queridas. A primeira edição brasileira do Café Europa ocorreu no dia 9 de dezembro de 2012. A Claims Conference promove, junto com suas agências parceiras, diversos eventos “Café Europa” ao redor do mundo, contudo, após a pandemia, a Unibes assumiu integralmente os custos do evento em suas edições no Brasil, deixando assim verba para ajudar nos gastos com saúde dos usuários do programa Unibes Sobreviventes do Holocausto.
Sobre a Unibes
Fundada há 108 anos, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) realiza um amplo trabalho que inclui creche para crianças, atendimento socioeducativo no contraturno escolar, capacitação profissional para jovens e adultos com apoio para inclusão no mercado de trabalho, suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e cuidado com idosos, com o propósito de desenvolver a autonomia, disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados, resgate da autoestima e qualidade de vida. Atualmente, são realizados cerca de 22 mil atendimentos anuais em São Paulo. Além dos projetos sociais, a Instituição possui outros dois pilares: o Unibes Bazar que atua na comercialização de produtos doados em ótimo estado, como roupas, sapatos, discos, livros e móveis, entre outros. São sete unidades físicas e uma loja online, além de ações especiais ao longo do ano. As vendas são todas revertidas para manutenção dos projetos sociais, além de reforçar o compromisso da Instituição com a sustentabilidade, solidariedade e cidadania. Como terceiro pilar existe a Unibes Cultural, que há 8 anos é o agente transformador que potencializa a autonomia por meio da reflexão, da cultura e do empreendedorismo.