*/?>

4 maneiras de manter a calma quando o mundo está desmoronando – Por Miriam Racquel Feldman

Querida Raquel,

Eu vejo as notícias diariamente, e é assustador. As questões globais parecem tão grandes e o mundo parece estar desmoronando. As alterações climáticas, a inflação e o antissemitismo estão aumentando seus índices constantemente. Meus nervos estão à flor da pele e lamento admitir que às vezes descarrego minha ansiedade nas pessoas mais próximas a mim – meus filhos e minha esposa. Eu sei que deveria ter mais fé, mas por mais que eu tente, ainda estou com medo que só tende a aumentar a cada dia.


Prezado,

Eu te entendo. Acredito que estamos todos no mesmo barco quando se trata de nos sentirmos nervosos com o mundo. Você não está sozinho.

Mas o estresse é prejudicial ao seu sistema nervoso e aos outros ao seu redor, então vamos ver se conseguimos diminuir um pouco essa ansiedade.

Quando há conflitos políticos irascíveis, mudanças climáticas significativas, quedas nas bolsas e alta da inflação, podemos sentir as reverberações dessas preocupações em todo o nosso ser. É difícil não ser tocado pela negatividade e pelo medo que proliferam.

E onde está D’us em tudo isso? Sabemos que Ele está comandando o show, mas parece que tudo está descontrolado.

Os problemas parecem enormes e nos sentimos tão pequenos. Impotentes. Mas a Torá nos diz que não somos impotentes. Na verdade, a Torá nos capacita consistentemente. Como judeus, não podemos viver apenas no mundo da natureza e do que aparece diante de nossos olhos. Precisamos ir além do físico. O mundo é feito da energia das letras Divinas. Neste momento, nossos olhos não estão aptos a ver dessa forma, mas é a verdade Divina.

Os espiões que foram enviados para informar sobre a Terra de Canaã retornaram com esta declaração: “Não podemos ir contra o povo, pois eles são mais fortes do que nós. (…) Éramos como gafanhotos aos nossos olhos, e assim éramos aos seus olhos”.1

Como disse o filósofo Alain de Botton: “Lembre-se sempre de que as notícias estão sempre tentando deixá-lo assustado. É ruim para nós, mas muito bom para as organizações de notícias: a maneira mais fácil de conseguir uma audiência é assustando as pessoas.”

Resumindo em uma palavra: impotência. Mas os espiões foram punidos por este relatório, e os judeus foram punidos por acreditar neles. D’us quer que saibamos que Ele é ilimitado. Ele pode fazer qualquer coisa, não importa a aparência do mundo.

E precisamos saber que esse mesmo D’us nos capacita. É nosso trabalho não acreditar no que o mundo está nos dizendo, mas acreditar neste D’us ilimitado e acreditar que temos o poder de fazer mudanças positivas neste mundo. Mas não podemos fazer isso se estivermos paralisados de medo e nos considerarmos insignificantes para fazer mudanças.

Então, como podemos evitar ficar sobrecarregados com questões globais?

1. Fortaleça seu Bitachon

Talvez a maneira mais poderosa de combater a negatividade de nossa era atual seja por meio da confiança em D’us. Os ensinamentos chassídicos explicam que tudo o que D’us faz é para o nosso bem, mesmo que não pareça. Quando nos inclinamos para o nosso bitachon natural — afinal, somos chamados de “crentes, filhos de crentes”2 — podemos sentir paz apesar do que está acontecendo ao nosso redor.

O Rebe também nos encorajou a focar em nossa crença em Mashiach e na iminente Redenção. Isso não apenas nos fortalece, mas tem o benefício adicional de apressar a chegada deste tempo de paz.

2. Limite sua exposição

A Torá nos diz para proteger nossos portões. Esses podem ser portões de propriedades externas ou nossos olhos e ouvidos – os portões de nossa mente e alma.

“Pequenos passos podem levar a grandes mudanças!”

Muitos desabafos acontecem nas redes sociais e em eventos sociais, mas você quer participar? Talvez você prefira ser mais pessoal e falar sobre as crianças ou sobre as férias recentes e as maravilhas do relaxamento. Ou um novo projeto empolgante ou algum conhecimento que eles tenham e que você adoraria ouvir. Até certo ponto, você pode escolher a exposição que terá a esses problemas.

Há tantas notícias boas acontecendo no mundo em geral e, no entanto, isso raramente é compartilhado na mídia, que geralmente é alarmista e orientada para o dia do juízo final. Como disse o filósofo Alain de Botton: “Lembre-se sempre de que as notícias estão sempre tentando deixá-lo assustado. É ruim para nós, mas muito bom para as organizações de notícias: a maneira mais fácil de conseguir uma audiência é assustando as pessoas.”

Escolha com cuidado ao que você se expõe. Você pode ouvir música que é calmante e aulas de Torá que são esclarecedoras. Você pode se envolver com outras pessoas, talvez conduzindo a conversa para tópicos que são edificantes e conectados. Seus amigos e colegas podem se sentir muito gratos por sair de um evento relaxado e feliz, em vez de um estado de ansiedade e estresse.

3. Escolha pensamentos mais produtivos

A ansiedade é geralmente composta por três emoções: raiva, medo e tristeza. Identifique qual emoção está mais presente em torno dessa questão global que você está pensando. Você pode sentir todas as três emoções, mas talvez uma mais presente do que as outras.

Mandíbula muito cerrada? De quem você está com raiva? Estômago apertado? Do que você tem medo?

Respiração constrita e peito apertado? Sobre o que você está ruminando?

Observe quais sensações estão surgindo para você e coloque foco nessa parte. Conforte a sua tristeza. Envie pensamentos e energia para os outros que sofrem e escolha pensamentos mais produtivos. Deixe essa energia emocional fluir.

4. Tome uma atitude, por menor que seja

Dê pequenos passos para ajudar as causas com as quais você se importa. Caridade ou voluntariado com organizações que você acha que fazem a diferença é uma atitude positiva. Não sobrecarregue seu sistema nervoso com grandes tarefas; entenda que pequenos passos podem levar a grandes mudanças.

O Rebe sempre incentivou a ação. A Torá nos diz como realizar essa ação – realizando atos de bondade, sorrindo para as pessoas, fazendo caridade, rezando, recitando Salmos e trocando palavras inspiradoras com outras pessoas. Tenha fé em Um grande D’us que controla o mundo.

D’us está em você e o capacita a fazer a diferença neste mundo. Continue adicionando luz e trazendo energia edificante para um mundo que está quebrado, mas anseia por ser consertado.

NOTAS

1.

Bamidbar 13: 31-33.

2.

Shabat 97a.

Miriam Racquel Feldman

Miriam Raquel Feldman é uma especialista em cura de corpo-mente, treinadora de clareza e especialista em relacionamento que ajuda a empoderar mulheres a confiar em si mesmas através da sabedoria de seus corpos e intuição. Mágica de casamento, orientação de namoro, detox de relacionamento tóxico, clareza de carreira e alívio de sofrimento emocional/físico são suas especialidades. Ela é também a autora de uma dissertação: D’us Disse O Quê!? Minha Vida Ortodoxa. Artista em casa, ela é uma ilustradora editorial que cria até para empoderar o coletivo judaico online. Clientes passados têm incluído o Forward, Mosaic Mag e o Jewish Press. Você pode seguir mais da sua obra em seu instagram pessoa onde ela fora em activism@sefiracreative.


Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/5866714/jewish/4-Maneiras-de-Manter-a-Calma-Quando-o-Mundo-Est-Desmoronando.htm