*/?>

Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia e Ensemble MultiPiano brilham em Concerto Beneficente em prol da CIP

No último domingo, 4 de agosto, a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou um Concerto Beneficente inesquecível na icônica Sala São Paulo, lotando o espaço com uma plateia entusiasta de mais de 1400 pessoas. O evento trouxe ao Brasil o renomado Ensemble MultiPiano, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia, sob a batuta do maestro Yeruham Scharovsky.

O programa incluiu a Abertura “Jerusalém de Ouro”, o “Concerto para três pianos e Orquestra” de Mozart e a “Sinfonia nº 1” de Rachmaninov, encantando o público presente.

A apresentação  única contou com a participação dos pianistas israelenses que integram o Ensemble MultiPiano:    Tomer LevBerenika Glixman e Nimrod Meiry – Haftel,  que tocaram a seis mãos e arrancaram aplausos efusivos da plateia. Formado em 2011 a iniciativa destaca-se pela riqueza de seu repertório e pela habilidade de seus membros.

Concerto Beneficente  na Sala São Paulo foi uma oportunidade única para o público brasileiro apreciar a excelência musical da Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia.  Fundada em 1936, é uma instituição cultural de destaque, reconhecida por sua flexibilidade e ousadia nas apresentações. Sob a direção artística de Yeruham Scharovsky, a Orquestra está em plena turnê sul-americana, com apresentações em locais icônicos como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Colón em Buenos Aires.

A presidente da CIP, Laura Feldman, e o rabino Dr Ruben Sternschein subiram ao palco para dar as boas-vindas  ao público presente, assim como agradecer aos patrocinadores, autoridades presentes,  lideranças judaicas e a toda equipe envolvida na concepção e na execução do evento.

“Desde que começamos a planejar este evento, tivemos meses longos e difíceis para a comunidade judaica global, mas nossa força sempre esteve na nossa união, e por isso, resolvemos manter nosso evento anual.”, frisou  Laura Feldman.

Rabino Ruben Sternschein reforçou a mensagem de resiliência: “A Torá nos ensina a sermos fortes, resilientes e perfeccionistas. Precisamos enaltecer aquilo que nos fortalece, e hoje estamos desfrutando dessa programação graças a todos vocês”.

O maestro Yeruham Scharovsky, que já regeu mais de 60 orquestras em 25 países, expressou sua alegria ao participar do evento: “A mim me emociona sempre voltar  ao Brasil e em especial à Sala São Paulo. A CIP é a instituição do meu coração e por muitos anos temos essa parceria, sempre tendo em vista  objetivos tão bons e tão positivos como este. Voltar como regente da Orquestra da Colômbia foi muito especial”, concluiu o maestro.

Pouco antes de subir ao palco, o maestro foi presenteado com um pin do movimento #PinForPeace, uma campanha pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo.”Parabéns pela linda e relevante campanha, faço questão de subir ao palco ostentando o pin no lado esquerdo do peito”, declarou Sharovsky.

Além de celebrar a música de alto nível, o Concerto Beneficente,  reforçou  o compromisso da CIP com a cultura, a solidariedade e mostrou a força da comunidade judaica em momentos difíceis. Parte da renda será destinada aos projetos sociais da CIP, conhecida por seus serviços e programas de acolhimento, inserção social e educação abrangente, além de ser uma referência cultural importante em São Paulo.

Crédito fotográfico: Fabi Koren e Flavio Mello

Mario Fleck e Angela Brandão, rabino Ruben Sternschein e Laura Feldman

..

Rabino Theo Hotz e Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil-Israel

..

Eve Pekelman, Glorinha Cohen e Adriana Benjamin, CEO da CIP

..

Fernando Lottenberg, Nancy Starobinas e Denise Antão

..

Maestro Yeruham Sharovsky e o cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich

..

Presidente da Fisesp Marcos Knobel e sua esposa Lara

..

Ana Rosa Rojtenberg, Eve Pekelman e Liane Zadler

..

Yael Esquenazi, Monica Cohen, Laura Feldman e Adriana Benjamin

..

Maestro Yeruham Scharovsky regendo a Orquestra da Colombia

Marcos e Vivian Lederman, rabino Ruben Sternschein, Silvia Kaminsky, Eve Pekelman e Adriana Benjamin