Em evidência. Gente que acontece e faz acontecer

Marco Broitman, Dra. Sara Krasilcik, Dr. Marcelo Takano, Luciane A. Elkrief, Gabriela C. Ragazzo, Rose Becher. Mauro Paciornik, Káthia Kozlowski, Valdetário Monteiro, Tamara Socolik, Alberto Toron, governador Ibaneis Rocha, Cláudio Lottenberg, Paco Britto, Sérgio Napchan, Blima Rajzla Lorber, Profs. Drs. Dr. Celso Lafer, Maria Luiza Tucci Carneiro, Sergio Feldman, Luiz Nazario e Daniel Feldmann, Mel Lisboa, Guilherme Samora Gabriela F. Rasinovasky, Louna Douek e Bernardo Sorj, dentre outros.


Hospital do Servidor Público Estadual realiza melhorias com foco no atendimento integrado e inovação tecnológica

Marco Broitman, gerente de internação, Dra. Sara Krasilcik, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos e Dr. Marcelo Takano, diretor do HSPE, inauguram espaços. Foto: Iamspe

No dia 7 de setembro, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), inaugurou espaços modernizados de atendimento aos pacientes. Entre as melhorias, estão o novo ambulatório do Serviço de Cuidados Paliativos, no 1º andar, além da enfermaria, no 9º andar, que foi reformada e teve o número de leitos ampliado de seis para dez.

Com essas mudanças, os usuários do HSPE passam a contar com uma infraestrutura mais completa e confortável; além disso, poderão realizar consultas com médicos especialistas de diversas áreas sem precisar sair do prédio. Agora, toda a equipe multidisciplinar está centralizada no mesmo local, o que facilita o acompanhamento dos pacientes e, em casos de emergência, o acesso à internação.


O sucesso das pulseiras e colares aromáticos no Festival de Cip

Um dos mais movimentados stands armados no Festival de Dança e Arte da Cip indubitavelmente era aquele das pedagogas e aromaterapeutas Luciane Aksenfeld Elkrief, Gabriela Chalem Ragazzo e Rose Becher. Representantes da empresa DoTerra no Brasil de óleos essenciais e outros produtos naturais para o bem estar físico e emocional das pessoas, fizeram o maior sucesso com as pulseiras e os colares aromáticos.

Para saber mais acesse o Instagram @luelkrief @gabi_ragazzo @roseleabecher


O governo do Distrito Federal adere à definição de Antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA),

Mauro Paciornik, Káthia Kozlowski, Valdetário Monteiro, Tamara Socolik, Alberto Toron, governador Ibaneis Rocha, Cláudio Lottenberg, Paco Britto e Sérgio Napchan

O governo do Distrito Federal aderiu à definição de Antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA), somando-se a oito estados brasileiros em um movimento nacional crescente como forma de combater o antissemitismo. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou a adesão nesta terça-feira (10) em cerimônia no Palácio do Buriti que contou com a presença de autoridades e representantes das comunidades judaicas local e nacional.

“O governador Ibaneis e o Distrito Federal sinalizam positivamente por aquilo que temos defendido: não ao discurso de ódio e não ao antissemitismo”, disse o presidente da CONIB Cláudio Lottenberg.

Também já assinaram a definição da IHRA os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Roraima, Goiás, Amazonas e Rondônia.


Parabéns na Cip durante o Festival de Dança e Arte

Logo após o término do VIII Rikuday – Festival Diálogos de Dança e Arte da CIP, a coreógrafa do Dorot e da Hebraica de São Paulo, Gabriela Ferenczi Rasinovasky, se viu rodeada por suas alunas numa demonstração ímpar de carinho pela comemoração do seu aniversário. E com direito a bolo improvisado e “parabéns” cantado por todos que lá estavam. Merecidamente, diga-se.


O Poder da Kabbalah na B’nai B’rith

No dia 9 de setembro, aconteceu o primeiro encontro do curso “O Poder da Kabbalah” com a professora Louna Douek do Kabbalah Centre Internacional e do Brasil. Realizado pela B’nai B’rith Brasil e voltado a mulheres empreendedoras, foi uma experiência enriquecedora.

O próximo encontro será dia 23 próximo, às 17h sobre questões profundas como: “Por que viemos ao mundo?”, “Por que temos desafios em nossas vidas?” e “O que é TIKUN?” . Será uma oportunidade única de aprendizado e reflexão.


“Geopolítica e História do Povo Judeu” é o nome do novo livro de Bernardo Sorj

Bernardo Sorj está lançando o livro “Geopolítica e História do Povo Judeu”. Num texto curto ele analisa o percurso de três mil anos do povo judeu mostrando como o contexto histórico e geopolítico foram fundamentais na formação da cultura e do imaginário judeu.

Como um povo pequeno, conquistado por vários impérios e durante a maior parte de sua história uma minoria dispersa e perseguida, conseguiu sobreviver? Que relações manteve com as outras religiões monoteístas? Que desafios enfrenta na modernidade e nos tempos atuais?

Bernardo Sorj cursou o B.A. e M.A. em História e Sociologia na Universidade de Haifa, Israel, e obteve o título de Ph.D. em Sociologia na Universidade de Manchester, Inglaterra.

Foi professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, do Instituto de Relações Internacionais da PUC/RJ e professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi professor visitante em diversas universidades e centros de pesquisa na Europa, Israel e nos Estados Unidos.

É autor de 30 livros publicados em várias línguas e mais de 100 artigos acadêmicos. Atualmente é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e de Plataforma Democrática.

Aos interessados no livro a editora Garamond oferece um desconto de 30% comprando diretamente no site: https://www.garamond.com.br/geopolitica-e-historia-do-povo-judeu-bernardo-sorj/p


B’nai B’rith e a palestra “Brasileiros no Holocausto e na Resistência ao Nazifascismo”

A sede da B’nai B’rith Brasil, em São Paulo, foi palco da apresentação do livro “Brasileiros no Holocausto e na Resistência ao Nazifascismo”, feito por Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do LEER (USP). A obra é oriunda de uma pesquisa inédita da jornalista Blima Rajzla Lorber realizada ao longo de 15 anos e recheada de

histórias impactantes de brasileiros vítimas do Holocausto na Europa.

Após a palestra, houve uma sessão de autógrafos e uma troca rica de experiências entre os presentes.


Congresso Internacional – Antissemitismo: a construção do ódio no tempo presente promovido pelo CEJ-USP

Entre os dias 24 e 27 de setembro de 2024, terá lugar o Congresso Internacional “Antissemitismo: a construção do ódio no tempo presente”.

O evento é destinado a alunos, pesquisadores e professores do Brasil e de outros países, bem como a um público amplo e geral, de dentro e fora do universo acadêmico, dado o escopo pedagógico do evento.

O Congresso tem a proposta de oferecer ao público, por meio de conferências e debates, um panorama do ideário e da práxis antissemita ao longo da História, com o objetivo maior de suscitar a compreensão crítica da fabricação do ódio antissemita em nossos dias.

O evento contará com a presença de intelectuais especialistas do tema no Brasil, como o Ministro Prof. Dr. Celso Lafer e os Profs. Drs. Maria Luiza Tucci Carneiro (LEER/História, FFLCH-USP), Sergio Feldman (UFES), Luiz Nazario (UFMG) e Daniel Feldmann (UNIFESP) e também especialistas internacionais, como os Profs. Drs. Meir Litvak, Alberto Spektorowski (Universidade de Tel Aviv) e Emmanuel Kahan (Universidad Nacional de San Martín).

Este congresso é o primeiro de seu tipo em uma universidade brasileira, promovido pelo Centro de Estudos Judaicos da USP, em parceria com o Departamento de Letras Orientais da FFLCH, o Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH, e o Laboratório de Estudos sobre Diversidade Cultural, Intolerância Étnica, Política e Direitos Humanos (LEER-USP).

Para realizar a inscrição, obter mais informações e consultar a programação detalhada, acesse: https://bit.ly/3XnyccL


Mel Lisboa e Guilherme Samora participam do Café Literário Teatral na CIP

A atriz Mel Lisboa que está em cartaz no musical “Rita Lee, uma autobiografia musical” com grande sucesso há vários meses, participa na segunda-feira, 23 de setembro, às 19h45 do Café Literário Teatral na Congregação Israelita Paulista (CIP).

O evento, que abordará as histórias e curiosidades sobre a construção da biografia de Rita Lee e a adaptação do livro para o teatro, contará também com a participação de Guilherme Samora, editor do livro e roteirista do musical.

Quando Mel Lisboa pisou pela primeira vez em cena como Rita Lee em 2014, ela não poderia prever algumas coisas: primeiro, de que seriam meses de casa cheia num dos maiores teatros de São Paulo. Segundo, que a própria Rita apareceria sem avisar, abençoaria sua performance e ainda voltaria para assistir ao espetáculo.

Diferentemente do projeto anterior, dessa vez, Mel Lisboa, volta a interpretar a roqueira-mor em um musical inédito inspirado na autobiografia da cantora. Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, que narra os altos e baixos da carreira de Rita com uma honestidade escancarada.

O evento será gratuito, com tradução em libras, mediante inscrição pelo link:: https://cip.org.br/cafe-literario/