*/?>

7 de outubro será marcado por eventos nos principais Estados do país

7 de outubro será marcado por eventos nos principais Estados do país

Atos que ocorrerão na segunda-feira (7/10) farão homenagens às vítimas do ataque terrorista a Israel, além de alertarem a sociedade sobre as ameaças representadas pelo crescimento do antissemitismo e do discurso de ódio

No dia 07 de outubro de 2023, Israel sofreu o maior ataque terrorista desde sua fundação, levando a uma guerra em Gaza em defesa da sua existência. Em apenas poucas horas, foram mais de 1.200 mortos, 255 reféns, 120 mil deslocados internos, mais de 10 mil feridos de guerra (entre mutilados e em reabilitação), além de um número superior a 700 soldados vitimados durante a luta pela soberania do Estado de Israel. Um conflito que tem tirado a vida de milhares de civis e que não atingiu apenas a Israel. Judeus no mundo inteiro foram afetados pelo aumento alarmante de atos antissemitas.

Para marcar a passagem de um ano desse que é considerado o mais violento ataque a judeus desde o holocausto, a comunidade judaica brasileira realizará, na segunda-feira (7/10), eventos comunitários e religiosos praticamente em todas as comunidades judaicas espalhadas pelo país.

Os eventos irão homenagear as vítimas do atentado e renovar os apelos pela imediata libertação dos reféns, que continuam em poder dos terroristas. Será também um momento de alertar toda a sociedade sobre o perigo do crescimento do antissemitismo e do discurso de ódio, que estão atualmente entre as maiores ameaças à liberdade e à paz entre os povos.

Estão programados eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, com a intensão de manter viva a memória dos que morreram no dia do ataque e no conflito que se seguiu, além ampliar o entendimento sobre a origem, as causas e o porquê de os acontecimentos em curso no Oriente Médio terem impacto global.

Comunidade Judaica de São Paulo realizará ato na Hebraica

No dia 7 de outubro, às 19h, a comunidade judaica de São Paulo vai realizar um Ato Comunitário no clube Hebraica de São Paulo, para homenagear as vítimas dos ataques do Hamas a Israel e exigir a libertação dos que ainda continuam em cativeiro, em Gaza. Uma das homenageadas será Tatiana Nidejelski, mãe de Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, jovem brasileiro morto no ataque do dia 07 de outubro de 2023.

A iniciativa também vai homenagear os soldados mortos e feridos e os que ainda lutam em defesa do Estado de Israel, assim como a capacidade do país de se reerguer e continuar lutando agora também em outras frentes em defesa de seu povo.

O evento tem também o propósito de fortalecer a união de toda a comunidade judaica e suas instituições em solidariedade e apoio ao Estado de Israel.

A recomendação é para que todos os participantes vistam roupas nas cores azul e branco e cheguem com uma hora de antecedência.