*/?>

Notea promove jantar em prol de suas obras sociais – Por Glorinha Cohen

“Sabemos que o autista enxerga o mundo de modo diferente. E, se não se consegue, de certa maneira, modificar o olhar do autista em relação ao mundo, podemos, sim, modificar o olhar do mundo em relação a ele e essa é a proposta do Notea”.

No Círcolo Italiano, em São Paulo, o neuropediatra Dr. Abram Topczewski, presidente do NOTEA – Núcleo de Orientação ao Transtorno do Espectro Autista, recebeu convidados para um jantar em benefício da entidade. ONG criada em 2022, o Notea tem como objetivo oferecer aos pacientes que apresentam o TEA – Transtorno do Espectro Autista, um tratamento humanizado e com excelência, fundamentalmente àqueles que não dispõem de recursos próprios.

“Calcula-se que cerca de 400 mil pessoas, em São Paulo, apresentam o TEA, as quais necessitam de tratamento multiprofissional especializado e que é pouco disponabilizado nos serviços públicos”, esclareceu o Dr. Abram em sua fala naquela noite.

Atualmente o Notea dispõe de um centro de atendimento na Vila Mariana onde oferece orientação médica e as terapias. Mas, o sonho do presidente é mesmo criar um residencial comunitário destinado a adolescentes e adultos que, por diversos motivos, não tenham condições de conviver em seus lares.

“Nesse residencial poderão, além das necessárias terapias, desfrutar de várias outras atividades, tais como artes, esportes, trabalho em horta, criação de pequenos animais, padaria, fábrica de saco de lixo, atividades sociais e passeios externos. Esse nosso modelo segue os existentes fora do Brasil; porém, a nossa proposta é um tanto mais sofisticada e queremos integrar o autista na sociedade e que deixe de ficar confinado em casa ou numa clínica sem qualquer estrutura. Porém, a tarefa é das mais difíceis e necessita da participação da sociedade como um todo. A viabilização do projeto dependerá de cada um de nós abraçando esta causa tão relevante”, explica o presidente e finaliza:

“Sabemos que o autista enxerga o mundo de modo diferente. E, se não se consegue, de certa maneira, modificar o olhar do autista em relação ao mundo, podemos, sim, modificar o olhar do mundo em relação a ele e essa é a proposta do Notea”.

Afinal, alguém já disse sabiamente: “Nunca se saberá o resultado das ações, mas, se nada for feito, sabemos que não haverá resultados”.

Para saber mais sobre o Notea acesse: www.notea.org.br – Telefone (11) 99023-7361 – Email: fale@notea.org.br

 

Fabio e Michele Gonzalez, José Carlos e Lucila Evangelista, Clarice e Abram Topczewski

Fabio Justino, Daniela Bntempi, Rodrigo Leite, Gabriela Barbieri, Lucas Andrade e Leticia Bezerra

 

Josef Vainboim e Renata Goblato

 

Jayme e Enny Murahovschi, Sabrina e Abrão Lowenthal

 

Rita Muszkat. Arthur Deutesch e Ronny Reichmann

 

Ronny Reichmann, Deise Araujo, Roberto Pinci, Pascoal R. Napolitano e Abram Topczevski

 

Lucila Evangelista e Zina Kossoy

 

Fabio e Rodrigo Topczevski, Carol Rosenthal e Rubens Brandt

 

Wilson Nogueira e Abram Topczevski

 

Ieda S. Korman, Telma Sobolh, Abram e Clarice Topczevski e Bertha S. Heller

 

Nelta Gobernate, Fátima e Pascoal Roberto Napolitano

Fotos: Glorinha Cohen