O ódio gratuito de nossos tempos – Por Mendy Tal
Muitas tragédias aconteceram por Sinat Chinam, ou seja, ódio gratuito aos judeus através da História.
Após o massacre de 7 de Outubro, assistimos repetidamente ao antissemitismo encoberto tornar-se cada vez mais evidente. O preconceito contra os judeus não faz distinção entre perspectivas diferentes. Da mesma forma, esta parcialidade não faz distinção entre faixas etárias, origens nacionais ou riqueza relativa (física). Além do mais, todos os tipos de antissemitismo se manifestam em palavras, imagens visuais e ações.
Esta malignidade é indiscernível e generalizada. Essencialmente, estamos testemunhando uma transição bizarra no Ocidente, do apoio à bondade da liberdade, da não-violência, da justiça e de outros valores judaicos para a submissão quase completa a valores e ideologias abjetas, incluindo aquelas do tão mitificado Hamas.
A intolerância é preguiça. A mente aberta requer vigor. Em termos mais simples, o ódio infundado é um ponto de partida inativo, enquanto o amor fraternal exige esforço.
Embora o Sinat Chinam possa (temporariamente) valorizar a posição de um indivíduo, eventualmente, mancha o seu nome. A apatia aumenta o chauvinismo. Consequentemente, “o antissionismo tornou-se a ideologia da submissão, tornou-se a ideologia que contesta o pensamento crítico. “A tolerância excessiva, na verdade uma clemência, para com as opiniões intolerantes e insustentáveis que ameaçam as nossas próprias liberdades” (Rotberg). O sucesso social final requer trabalho árduo.
O ódio infundado é sempre menos digno do que o amor fraternal. Pessoas que afirmam não se importar com os resultados do seu comportamento renunciam voluntariamente à sua liberdade de pensamento, palavra e ação. A ideologia, na sua forma mais poderosa, está escondida da visão de quem a ela se submete.
Sabemos, por historiadores antigos e modernos, bem como pelos sábios talmúdicos, que o período do Segundo Templo foi caracterizado pelo extremismo político e partidarismo. Os fanáticos judeus estimularam a rebelião contra o Império Romano. Os sábios afirmam que os extremistas queimaram vinte e um anos de provisões e planejaram uma fome para definir a agenda nacional. Sem surpresa, essa agenda levou à desunião, destruição e dispersão. Esse ato foi testemunhado pela elite de Jerusalém, incluindo um grupo dos sábios aparentemente mais proeminentes da cidade, mas ninguém tentou intervir ou mesmo repreender seus perpetradores.
Sinat Chinam, ao que parece, era tão comum naquela época que ninguém o reconheceu pelo mal que é, ou mesmo que é mal.
O ódio infundado, de fato, é muito fácil de se envolver, mas muito difícil de reconhecer, o que pode explicar por que há tanto ódio sem fundamento em nosso mundo hoje. Este pecado se manifesta de muitas maneiras, como “falar mal” (lashon hará) e com o ciúme muitas vezes em sua raiz.
Oliver Wendell Holmes, um defensor da liberdade de expressão na América, compreendeu que havia limites no uso de linguagem difamatória
Em 1919, Holmes escreveu pela maioria na Suprema Corte sobre um caso denominado Shenk v. Na opinião que ele escreve:
A proteção mais rigorosa da liberdade de expressão não ampararia um homem que falsamente gritasse “Fogo” num teatro e causasse pânico. A questão em todos os casos, [escreve Holmes] é se as palavras usadas são usadas em tais circunstâncias e são de tal natureza que criam um perigo claro e presente de que provocarão os males substantivos que o Congresso tem direito. para prevenir.
Temos um abuso semelhante em nossos próprios tempos: fanáticos intolerantes e intransigentes do Islã usam a retórica simplista e deturpada para criar ódio e consequentemente violência.
MENDY TAL