O esforço para alegria – Rabino Nissim Katri

Muitas pessoas pensam que o judaísmo é extremamente solene, talvez não percebendo que a essência do judaísmo é a alegria, e que quando existe solenidade, ela é uma preparação para a alegria.

Rabi Shimshon Rafael Hirsch aponta um simples fato. A Torá dedica dois dias para Rosh Hashaná e um dia para Yom Kipur, enquanto Sucot, a festa da alegria, tem sete dias de duração.

Perguntaram ao Gaon de Vilna qual das 613 mitzvot ele achava que era a mais difícil de observar. Ele respondeu que era Sucot, porque durante sete dias consecutivos a pessoa precisa estar em alegria constante. Não importa o que possa ocorrer durante esses dias que possa dificultar a felicidade da pessoa, a mitzvá de se alegrar requer a superação de todos os obstáculos para ficar alegre.

A alegria da Torá não é simplesmente um sentimento espontâneo que acompanha experiências prazerosas. A alegria requer esforço: meditação no porque a pessoa que é privilegiada por servir a D’us deveria rejubilar. A alegria pode ser conseguida até mesmo debaixo de circunstâncias adversas. É algo que é esperado não só dos grandes justos, mas também de qualquer judeu.

Em Sucot, temos que fazer o esforço necessário para estarmos alegres durante toda a festa, e desta aprender como gerar alegria para todo o ano.

NOTA – Sucot é comemorado entre os dias 17 a 23 de outubro de 2024.


RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20