“Entre a Luz e as Trevas” explica porque o enfrentamento do terrorismo liderado por Israel interessa a todo o mundo
Na obra, publicada pela Citadel Grupo Editorial, Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), contextualiza as origens do embate iniciado há exatamente um ano
Desde o ataque terrorista do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023, Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e ex-presidente do Hospital Albert Einstein, se destaca como uma das vozes mais poderosas no combate ao antissemitismo no país. Agora, seu empenho na luta para acabar com o discurso de ódio ganha novo impulso com o lançamento do livro Entre a Luz e as Trevas, publicação da Citadel Grupo Editorial, cujo lançamento aconteceu no último dia 30 de outubro, em São Paulo.
No livro, Lottenberg oferece uma visão profunda e acessível sobre um dos conflitos mais complexos e duradouros do mundo moderno: o embate entre Israel e grupos terroristas como o Hamas. Mais do que uma questão territorial ou religiosa, ele traz à tona uma reflexão sobre o choque de civilizações, onde dois modelos de sociedade se enfrentam — de um lado, a liberdade, a democracia e a justiça; do outro, a opressão e o terror.
O lançamento do livro ocorre um ano após os atentados do Hamas, em 7 de outubro de 2023, que resultaram na morte de cerca de 1.200 pessoas e no sequestro de outras 230. Lottenberg reflete sobre como esses ataques não apenas marcaram Israel, mas ecoaram globalmente, expondo os desafios da democracia diante do terrorismo e da desinformação. A obra convida o leitor a compreender esse conflito dentro de um contexto mais amplo, onde as consequências ultrapassam as fronteiras da região e impactam o equilíbrio de valores democráticos ao redor do mundo.
Com uma abordagem acessível, o autor também discute temas como o papel da desinformação, que se tornou uma arma poderosa no combate ideológico moderno. O livro revela como a manipulação de narrativas — muitas vezes amplificadas pelas redes sociais — pode influenciar percepções e acirrar conflitos, tanto no Oriente Médio quanto no cenário global.
Outro destaque da obra é o depoimento exclusivo de um brasileiro que estava presente na festa atacada pelo Hamas e conseguiu escapar dos terroristas.
Entre a Luz e as Trevas é um convite à reflexão para todos que se preocupam com o futuro da humanidade. O autor argumenta que, ao entender melhor esse conflito, podemos encontrar lições aplicáveis para outras partes do mundo que enfrentam ou enfrentarão desafios semelhantes.
“Este não é um conflito local. O que acontece em Israel e no Oriente Médio ecoa globalmente e afeta todos os que defendem a liberdade e a Justiça”, afirma Lottenberg.
Em tempos de polarização e extremismo crescente, Entre a Luz e as Trevas chama a atenção para a necessidade de uma postura crítica e para os terríveis danos humanos do conflito, nos dois lados das fronteiras. Com uma análise rica em detalhes históricos e geopolíticos, o livro também aponta exemplos positivos e caminhos viáveis para a paz.
Entre a Luz e as Trevas se apresenta como essencial em um momento em que as redes sociais muitas vezes amplificam o preconceito e a violência. Claudio Lottenberg, amplamente reconhecido por sua trajetória de liderança e defesa de causas humanitárias, oferece nesse título uma bússola valiosa para guiar um futuro mais justo para toda a humanidade e faz um verdadeiro chamado àqueles que querem se unir para fazer a luz brilhar e as trevas desaparecerem.
Ficha técnica
Título: Entre a Luz e as Trevas: por que o conflito entre Israel e hamas importa para você e para todo o mundo
Autor: Claudio Lottenberg
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550475383
Dimensões: 15.5 x 1 x 23 cm
Páginas: 176
Preço: R$ 59,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor
CLAUDIO LOTTENBERG
Claudio Lottenberg está em seu terceiro mandato como presidente da Confederação Israelita do Brasil, sendo porta-voz de questões fundamentais para a comunidade judaica brasileira. Desde o ataque terrorista do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023, sua voz tem sido um alerta de que a urgência de se combater o antissemitismo, o discurso de ódio e o terrorismo vai além dos interesses de Israel e da comunidade judaica. É um dos maiores especialistas em oftalmologia do Brasil, sendo o primeiro a realizar uma cirurgia de miopia no país. Esteve à frente, durante 15 anos, do Hospital Israelita Albert Einstein, onde introduziu o SUS e criou a Faculdade de Medicina. Atualmente, é Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente da instituição e de sua mesa diretora. É também fundador da rede de clínicas oftalmológicas Lotten Eyes, que já possibilitou atendimento de excelência a mais de 160 mil pacientes. Já publicou os livros “A saúde brasileira pode dar certo” e “Saúde e cidadania”, e é coautor de “A revolução digital na saúde”.
Sobre a editora
Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.