*/?>

Assassinato por amor – Rabino Arieh Raichman

Não é todo dia que alguém anda pelas ruas de Manaus com uma kipá. No entanto, um membro da comunidade judaica viu uma família inteira vestida à caráter saindo de um hotel. Ele ficou surpreso, mas antes que pudesse se aproximar, eles rapidamente entraram em um uber e foram embora. Ele me ligou para perguntar se esperava alguma família turista judia, mas não esperava.

Poucas horas depois, meu filho Levi foi ao hotel com a intenção de conhecê-los ou, pelo menos, deixar um Calendário Judaico de Arte para eles. Enquanto caminhava em direção à área de recepção, ele os avistou e uma conversa maravilhosa começou. Eles ficaram gratos pelo encontro surpresa e até enviaram um bilhete.

Shalom Rabi Arieh!

Gostaria de expressar meu agradecimento pela forma tão simpática e generosa que recebi de seu filho o singelo presente do calendário. Devo expressar minha surpresa positiva por alguém ter nos visto e tão prontamente sua família já demonstrar a hospitalidade judaica amazonense…

Este incidente me lembrou de uma lição importante que podemos aprender ao fazer algo, mesmo que só um pouquinho, certo.

Quando Lot foi capturado pelos 4 reis, um gigante chamado Og correu para contar a Avraham (parente de Lot). Og realmente tinha intenções cruéis, pois queria se casar com a esposa de Avraham, Sara, e ele pensou que esta era sua oportunidade. Ele faria Avraham ir para a batalha e morrer, deixando assim Sara viúva. No final, Avraham foi para a batalha e venceu.

Anos mais tarde, quando Moisés estava viajando com a nação judaica pelo deserto, ele estava preocupado em encontrar o gigante Og. Seu medo era que talvez o mérito de Og em contar a Avraham sobre seu parente o protegesse de alguma forma.

Se Moshe estava preocupado com tal ato (ou seja, boa ação, mas com má intenção), imagine o poder de uma ação feita com boas intenções. Pode proteger a pessoa e sua família por muitos anos. Pense em uma mitzvá hoje e cumpra-a, pois ela pode salvar você amanhã.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com