Nunca seja influenciado pela raiva – Por Simon Jacobson

Se você quer ser feliz, aqui vai uma regra de ouro: nunca se define por quem zomba de você. Eis o porquê: o oposto da felicidade não é a tristeza; é a raiva.

A tristeza não é tão ruim. Uma pessoa segura é capaz de ficar triste. Ela sentirá a experiência emocional plenamente, mas isso não mudará a percepção que tem de si mesma. Em meio à tristeza, ela ainda sentirá segurança interior. Sua alegria permanece consistente independentemente da situação em que ela se encontra. Ela enxerga a vida como uma escada em espiral: um lado da escada está exposto ao sol; o outro lado está no escuro; mas ela sabe que está sempre subindo a escada, ligada a um poder infinito.

O ódio e raiva é uma outra história. A raiva demonstra insegurança. Quem se enfurece é porque não tem nada em seu interior para celebrar. Aqueles que reagem violentamente, que gritam com os outros, que encaram a vida com hostilidade — têm uma coisa em comum: não sabem quem são ou por que estão vivos. Eles vivem em reação ao que odeiam. São pessoas vazias.

Quando você estabelece uma conexão a nível de alma, jamais será vítima de ninguém. Conheça sua força motriz.

Seu humor e atitude diante da vida não podem ser determinados pelos pais, por estranhos, por qualquer pessoa que o critique. A chave para o crescimento é saber que você não é vítima de ninguém. Você não é resultado das circunstâncias. Você é um indivíduo independente criado por um poder infinito. Sim, nos primeiros anos dependemos do carinho, do amor, do apoio e da construção da nossa autoestima por parte das pessoas que nos são mais próximas. Mas você é fundamentalmente um indivíduo, nunca se define pelo humor, gosto ou desgosto dos outros.

Não importa como tenha sido sua vida até agora, sua alma está pulsando dentro de você, esperando para ser liberada. Canalize-a em sua vida diária. Energize até mesmo as coisas mais simples e mundanas. Quando você liberta sua alma, tudo se eleva e se transforma. Você tem motivos para celebrar a vida quando sente o poder de sua alma.

Você já se perguntou onde está sua cólera quando ninguém está incitando você? Pergunte a si mesmo quem é você quando tira uma folga das coisas desagradáveis que as pessoas lhe dizem.O que você pensa sobre si mesmo? Você sabe quem você é quando sua psique não está sendo agredida por mensagens? Quem é você quando todas as vozes intrusivas de fora são silenciadas?

A resposta é que você é uma entidade indispensável para um poder muito maior que você, que foi colocado na Terra com um propósito que só você é capaz de cumprir. Mas o qual não poderá realizar caso se define pelas expectativas dos outros. O que eles sabem sobre quem você realmente é? Ninguém conhece verdadeiramente a sua alma, exceto a Força que a criou.

Quando você estabelece uma conexão a nível de alma, jamais será vítima de ninguém. Conheça sua força motriz. Conheça seus valores eternos. Então, nenhuma ofensa, nenhuma provocação, nenhum insulto, nenhuma dissimulação jamais roubará sua alegria genuína. Sua vingança por toda a agressão e erros cometidos contra você será o amor e a luz que você será sempre capaz de produzir e multiplicar.

Simon Jacobson

Rabino Simon Jacobson é autor do campeão de vendas Rumo a Uma Vida Significativa: A Sabedoria do Rebe (William Morrow, 1995), e fundador e diretor do Meaningful Life Center.

Fonte: https://www.beitchabad.org.br/library/article_cdo/aid/6288940/jewish/Nunca-Seja-Influenciado-pela-Raiva.htm