*/?>

Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer

Nelson Zlotnik, Venerável Mestre da Loja Perfeita União, Elcio Neustein, Deborah Telesio, Ale Edelstein, Marie Felice Weinberg, Carol Blaj, Leo Fraiman, Jaime Pinsky Professores Doutores. José Lira (novo diretor do MAC), Marta Bogéa, Marina Gallottini. Carlos Gilberto Carlotti Junior (Reitor da USP), Maria Arminda do Nascimento Arruda e Esther Hamburger .


A esquerda e o antissemitismo na palestra com Luiz Felipe Pondé

No Templo Nobre do Palácio Maçônico Francisco Rorato, o Venerável Mestre da Loja Perfeita União, Nelson Zlotnik, coadjuvado pelo Secretário Elcio Neustein, recebeu líderes da nossa comunidade para debater o tema “A esquerda e o antissemitismo” em palestra com o renomado filósofo Luiz Felipe Pondé.

Uma noite inesquecível abrilhantada pelos conhecimentos do professor Pondé e com o templo nobre lotado, que foi encerrada com um coquetel.


Frequentadoras da CIP que sobreviveram a Tsunami na Tailândia relatam suas experiências no Café Literário

Deborah Telesio, Ale Edelstein e Marie Felice Weinberg  

O Café Literário da Congregação Israelita Paulista (CIP) recebeu Deborah Telesio e Marie Felice Weinberg, que compartilharam suas experiências de sobrevivência ao tsunami de 2004 na Tailândia, evento que culminou na morte de mais de 227 mil pessoas. A conversa, mediada por Ale Edelstein e realizada na Sucá da CIP, girou em torno do livro das autoras, “Tinha um tsunami no caminho”, que narra suas vivências durante essa tragédia natural de proporções bíblicas.

Deborah e Marie compartilharam detalhes de como tudo aconteceu, desde a decisão de se hospedarem em um simples bangalô, em vez de um resort à beira-mar (que acabou completamente destruído), até como cada uma vivenciou o momento do tsunami — uma estando no mar e a outra em terra. Elas também relataram como se perderam e se reencontraram, levando o público a refletir sobre resiliência, transformações pessoais e o poder da reconstrução diante das adversidades.

“Acho que todo mundo passa por um tsunami na vida. Um, dois, vários. E não interessa o tamanho, nem a envergadura. Interessa o que você aprende com ele. E como que você ressignifica as questões da sua vida”, destacou Deborah.

Marie, por sua vez, enfatizou que seu maior aprendizado foi desenvolver a habilidade de enxergar melhor ao seu redor, tanto as pessoas quanto a natureza. “Aprendi a reconhecer minha própria fragilidade, bem como a importância da humildade e a profundidade das minhas conexões com os outros”.

Elas também falaram sobre o impacto da pandemia na decisão de escrever o livro, projeto que levou quatro anos para ser concluído.

“A obra traz uma mensagem muito poderosa, e eu acho que isso reflete uma grande generosidade. Esse, para mim, é o grande ensinamento da obra: falar sobre o que vem depois, sobre o que cada uma enfrentou após aquele momento de euforia e as dificuldades que seguiram. E acho que isso é um ensinamento muito valioso para os dias de hoje — essa capacidade que todos temos de nos regenerar”, pontuou Ale Edelstein.

Ao final do encontro, a presidente da CIP, Laura Feldman, também compartilhou suas reflexões sobre a capacidade de regeneração diante das adversidades e reforçou o sentimento de pertencimento e acolhimento que permeou a conversa.

Foto: Flávio Mello


Carol Blaj e Leo Fraiman falam sobre abusos e relacionamentos
durante a infância no “Fisesp Talk Podcast”

Em comemoração ao mês das crianças, Ricardo Berkiensztat recebeu Carol Blaj e Leo Fraiman para uma conversa sobre o livro “Vamos Falar Sobre Relacionamentos Saudáveis – Um Guia para a Prevenção de Abuso na Infância”.

A obra, escrita por Carol em parceria com o Núcleo de Relacionamentos Saudáveis do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita de São Paulo e patrocínio da OPEE – Educação, traz orientações importantes para promover a conscientização e a prevenção de abusos entre crianças e adolescentes.

BAIXE AGORA O LIVRO: “Vamos Falar Sobre Relacionamentos Saudáveis – Um Guia para a Prevenção de Abuso na Infância”


Jaime Pinsky lança em SP o livro “Os Judeus: A Luta de um Povo para se Tornar uma Nação”

No último dia 05/11, em São Paulo, ocorreu o lançamento do livro “Os Judeus: A Luta de um Povo para se Tornar uma Nação”, do Prof. Dr. Jaime Pinsky.

A sobrevivência do povo judeu, mantendo sua identidade por quase 2000 anos, é um fenômeno notável, especialmente considerando os inúmeros episódios de preconceito, segregação, perseguições, conversões forçadas, massacres e expulsões. Além disso, esse mesmo povo lutou para se transformar em uma nação, com território, estrutura jurídico-política, língua própria, cultura e todos os elementos que caracterizam um Estado Nacional. Este livro detalha como e por que isso aconteceu, baseando-se em uma pesquisa documental rigorosa e na análise de textos produzidos em diversas épocas e contextos sociais. Como escreveu o prof. Paul Singer, “a contribuição de Pinsky, agradável de ler e fácil de entender, é uma obra histórica no melhor sentido da expressão.”


Novo diretor quer fortalecer papel do Museu de Arte Contemporânea na vida cultural de São Paulo

Prof. Dr. José Lira (novo diretor do MAC), Profª. Drª. Marta Bogéa (Vice-diretora anterior), Profª. Drª. Marina Gallottini (Secretária-geral da USP), Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior (Reitor da USP), Profª. Drª. Maria Arminda do Nascimento Arruda (Vice-reitora da USP) e Profª. Drª. Esther Hamburger (Nova vice-diretora)

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP deu posse à nova diretoria em 17 de outubro de 2024, com Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira como diretor e Esther Império Hamburger como vice-diretora. Eles propõem uma gestão inovadora, destacando a criação do Colégio das Artes, um centro multidisciplinar para projetos artísticos. O setor educativo do museu também será fortalecido, aproximando o público leigo.

A Profª. Drª. Esther Hamburger, docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, traz sua vasta experiência em audiovisual e sociologia. Ela já foi chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e dirigiu o Cinusp Paulo Emílio, evidenciando seu papel relevante no campo da cultura. Suas pesquisas e publicações, como O Brasil Antenado, refletem seu olhar atento às relações entre audiovisual e sociedade. A liderança compartilhada entre Lira e Hamburger visa ampliar o impacto do MAC tanto no ambiente acadêmico quanto no público em geral.

Confira a matéria na integra: Jornal da USP