Aliança Argentina-Israel e a Torá – Rabino Dovi Goldberg
Javier Milei, presidente de Argentina, continua surpreendendo!!!
Ontem (21/11), o Tribunal Penal Internacional emitiu mandado de prisão contra o primeiro-ministro e outros líderes israelenses. Em seguida, Milei anunciou uma histórica aliança Argentina-Israel contra o Terrorismo.
Ele disse que Argentina está com Israel, reafirma seu direito de autodefesa e exige a libertação imediata de todos os reféns.
Mas, há duas semanas, Milei fez algo que me impressionou mais profundamente.
Durante a cerimônia de nomeação do Ministro das Relações Exteriores da Argentina, o Presidente o fez jurar sobre o livro da Torá. Em seu discurso, Milei citou uma mensagem da “porção da semana”! Parashá da semana!
Isso é extraordinário e muito significante!
A Torá é dividida em 53 porções e cada porção é dividida em sete partes, que correspondem a cada dia de cada semana do ano.
Uma das tradições mais importantes do Chassidismo é que a porção da Torá do dia está ligada com os acontecimentos do dia. Sejam acontecimentos globais, sejam acontecimentos na vida particular de cada pessoa. A porção do dia é a energia do mundo e das pessoas, naquele dia.
Milei reconhece isso! E o fato de que em uma cerimônia importante ele reflete sobre a porção da Torá diária é muito revelador e muito especial!
Nós temos aula da Parashá do dia aqui na Sinagoga, todos os dias, além de outras aulas de Torá. Cada sinagoga também tem essas aulas.
É incrível como a Torá é tão relativa e aplicável hoje! Nela encontramos significado do dia e da vida, assim como era há 3000 anos, quando nos foi dada!
A porção da Torá do dia ilumina o nosso dia a dia e nos ajuda a lidar com qualquer dúvida e desafio na vida.
Experimentem estudar a Parashá semanal, cada dia e cada situação da sua vida terá mais sentido!
RABINO DOVI GOLDBERG
Sinagoga do Morumbi – São Paulo/Capital