“Estou em uma má situação”- Rabino Arieh Raichman

Há certas palavras que frequentemente evitamos usar uns com os outros — palavras como “ódio” ou “ruim”. Então, quando ouvi um amigo descrever sua situação atual com essas palavras, fiquei profundamente preocupado. O que poderia ter acontecido para ele se sentir assim?

Posso não descobrir tão cedo, pois ele não estava aberto a compartilhar mais detalhes, mas suas palavras me lembraram de uma história do rabino Jonathan Sacks. Quando era um jovem estudante de pós-graduação na Universidade de Cambridge, ele decidiu viajar pela América para conhecer proeminentes líderes judeus.

Durante uma audiência com o Rebe, o rabino Sacks fez várias perguntas. Então, o Rebe virou a mesa e começou a fazer perguntas a ele. “Quantos estudantes judeus há em Cambridge? Quantos estão envolvidos na vida judaica? O que você está fazendo para trazer outros?”

O rabino Sacks começou a responder com uma desculpa, dizendo: “Na situação na qual me encontro…” Mas antes que ele pudesse continuar, o Rebe o interrompeu no meio da frase. “Ninguém se encontra em uma situação”, disse o Rebe. “Você se coloca em uma situação. E se você se coloca em uma, você sempre pode se colocar em outra.”

Espero que algo acorde meu amigo, ajudando-o a perceber que não importa quão ruim sua situação atual pareça, ele ainda tem o poder de mudá-la. Essa lição também nos foi ensinada por nossa matriarca Rachel.

Ela queria desesperadamente ter filhos e percebeu que Leah foi abençoada com filhos depois de se sentir negligenciada e odiada por seu marido. Portanto, Rachel criou uma situação em que Jacob ficou bravo com ela, logo depois ela também engravidou, e Yosef nasceu como resultado das orações de uma pessoa em dor.

Não estou aconselhando ninguém a se colocar deliberadamente em uma situação desafiadora ou, D-us o livre, a se machucar. Mas, por favor, lembre-se, não importa quão difícil seja sua situação, sempre há algo que você pode fazer para melhorá-la.

Rabino Arieh Raichman

Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha – Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com