Dr. Jean Gorinchteyn toma posse como Secretário da Saúde de São Bernardo do Campo
“Ninguém será deixado para trás. Faremos saúde com muito carinho, humanismo e empatia. Minha trajetória é baseada no tripé: saúde, educação — enquanto professor universitário — e assistência em saúde. Saúde sem assistência e sem educação, perde-se o sentido”.
Dr. Jean Gorinchteyn e o prefeito Marcelo Lima
Em cerimônia das mais concorridas realizada no Salão Nobre da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o médico infectologista Dr. Jean Gorinchteyn tomou posse no último dia 7 de janeiro do cargo de secretário da Saúde do município. Terá como secretária adjunta Fernanda Penatti, antiga diretora técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS VII), de Campinas. Na ocasião, prestou uma homenagem à enfermeira Mônica Calazans, a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil, convidando-a para participar do ato.
Pessoa das mais carismáticas, o Dr. Jean ficou conhecido por seu trabalho durante a pandemia quando era o secretário estadual de Saúde na gestão Dória (2019/2022) e como apresentador do programa Viver Melhor, na BandNews. Ele faz parte do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, atua como médico e professor do internato no Hospital Emílio Ribas, é professor titular de doenças infecciosas na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, onde se formou, e embaixador do Instituto Trata Brasil.
Ao discursar, o novo secretário assim se expressou: “Agradeço a liderança e o convite do prefeito Marcelo Lima. Faremos uma saúde destinada a toda a população de São Bernardo. Ninguém será deixado para trás. Faremos saúde com muito carinho, humanismo e empatia. Minha trajetória é baseada no tripé: saúde, educação — enquanto professor universitário — e assistência em saúde. Saúde sem assistência e sem educação, perde-se o sentido. É isso que vamos reforçar em São Bernardo do Campo, com uma boa gestão voltada às pessoas”.
No Instagram, o Dr. Jean publicou: “Como médico e gestor, sei que saúde pública é muito mais que números: é acolhimento, dignidade e respeito à vida. Com minha dedicada equipe, vamos transformar desafios em conquistas, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar. Juntos, faremos de São Bernardo um exemplo para o Brasil! Vamos construir uma saúde que acolhe, que avança e cuida de verdade”!
Prestigiada por diversas autoridades municipais e estaduais, a posse contou com a presença do subsecretário de Relacionamento com Municípios do Governo do Estado de São Paulo, Rubens Cury, representante do governador Tarcísio de Freitas, e da coordenadora de Ciência e Tecnologia da SES, Magali Proença, que representou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. Destaque também para Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein, Luiz Carlos Pereira Júnior, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Dra. Raiane Assumpção, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Wilson Shcolnik, CEO do Grupo Fleury, Maria Alice Scardoelli, vice-presidente do Cremesp, e Irene Abramovich,1ª secretária da autarquia, dentre outros convidados.
Nisia Trindade Lima, ministra da Saúde, fez uma participação virtual relembrando a colaboração entre ela e o Dr. Jean durante o enfrentamento da COVID-19 e parabenizando-o pela nova função.