Sabor, sustentabilidade e inteligência artificial: as revoluções do foodtech

Inteligência artificial, robótica, sustentabilidade e ciência de materiais estão transformando a forma como produzimos e consumimos alimentos. No sexto episódio da série “Terça Tech – Inovação em 30 minutos”, promovida pela Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber), a apresentadora Juliana Kraiser apresentou tecnologias inovadoras de startups israelenses que estão moldando o futuro da alimentação e revolucionando o setor de foodtech:

SavorEat: a startup israelense desenvolveu o RoboChef, uma plataforma inovadora que utiliza robótica e inteligência artificial para preparar refeições personalizadas sem intervenção humana. Voltada inicialmente para o setor de food service, a tecnologia automatiza o preparo de pratos principais, acompanhamentos e até sobremesas, ajustando preferências como teor de gordura e ponto de cozimento. O sistema, que se integra a diferentes plataformas de pedido, permite a produção de até 90 pratos por hora e já foi testado em restaurantes, empresas e universidades nos EUA e Israel. A SavorEat captou US$ 23 milhões e está em fase final de certificação para comercialização em larga escala.

Anina Culinary Art: a startup desenvolveu uma tecnologia para reduzir o desperdício de alimentos e criar refeições saudáveis e convenientes. Seu principal produto é um pod compacto e desidratado, feito com ingredientes naturais e vegetais reciclados, que, ao adicionar água e aquecer, se transforma em uma refeição nutritiva de 300g. Diferente das refeições prontas tradicionais, a tecnologia mantém texturas diferenciadas, como vegetais crocantes e massas al dente. A empresa aposta na sustentabilidade, conveniência e experiência sensorial para revolucionar o mercado global de refeições prontas, estimado em US$ 52 bilhões. Seu processo de produção, baseado em “laminados alimentares” feitos de vegetais, é patenteado em diversos países.

Incredo Sugar: A foodtech israelense-americana desenvolveu uma tecnologia inovadora para redução de açúcar sem comprometer o sabor. Seu principal produto, o IncredoSugar, utiliza açúcar real (cana-de-açúcar ou beterraba) e otimiza sua liberação na saliva, permitindo reduzir até 70% da quantidade de açúcar nas receitas sem alterar o dulçor. Diferente de adoçantes artificiais, seu processo avançado de ciência de materiais mantém um rótulo limpo, sem qualquer tipo de álcool de açúcar ou aditivos. A tecnologia já está patenteada globalmente e disponível nos mercados dos EUA, Europa e Israel.

Todos os episódios da série “Terça Tech – Inovação em 30 Minutos” estão disponíveis no YouTube da BRIL Chamber (@brilchamber), permitindo acesso sob demanda para quem deseja se atualizar sobre as inovações tecnológicas que estão moldando o futuro da alimentação.

Link para o sexto episódio: https://www.youtube.com/watch?v=tKYOyR5clBc

Foto: Print de tela SavorEat