DESCERRAMENTO DA FOTO DE LUIZ KIGNEL MARCA REINAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA FISESP

Dia 10 de fevereiro, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) celebrou um momento histórico com a reinauguração de sua nova sede e o descerramento da foto de Luiz Kignel na galeria dos ex-presidentes da instituição. O evento reuniu líderes comunitários, familiares, amigos e convidados especiais para prestigiar essa homenagem e a modernização das instalações da Federação.

O presidente da FISESP, Marcos Knobel, destacou a importância da celebração dupla: “Hoje estamos realizando uma dupla comemoração: o descerramento da foto do nosso querido Luiz Kignel no mural dos ex-presidentes da Federação e a inauguração formal da Sede. Hoje, eternizamos seu nome na Federação, assim como todos os outros ex-presidentes, que são parte dessa árvore que continua rendendo frutos para a comunidade judaica de São Paulo. O Luiz já está eternizado em nossos corações e memórias como um grande presidente que tivemos, e agora essa eternização ganha um registro físico em nossa sede.”

Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), também ressaltou o dinamismo da comunidade e a importância da infraestrutura da Federação: “A Federação está sempre viva. Ela se renova constantemente, tanto em pessoas quanto em estrutura. Hoje, vemos aqui um espaço moderno e funcional, que atende às necessidades da comunidade em diversas frentes, como segurança, educação e comunicação. É um reflexo do dinamismo da nossa comunidade, e estar aqui para a inauguração da sede e o descerramento do retrato do Luiz Kignel é motivo de grande alegria”.

Luiz Kignel, emocionado com a homenagem, refletiu sobre a força da comunidade e a missão da Federação: “Temos que nos orgulhar da nossa comunidade. Quantas federações pelo mundo conseguem, de fato, representar e congregar todas as suas linhas religiosas, respeitando as diferenças e evitando conflitos? A Federação é esse espaço de acolhimento e respeito, onde conseguimos unir diferentes correntes do judaísmo em prol de um objetivo comum. Esse é o nosso maior mérito. A nossa comunidade é plural, e precisamos sempre lembrar que o diálogo e o respeito são fundamentais. A reinauguração da sede representa esse espírito de união e renovação. Mas apesar das diferenças existe uma regra que vale para todo mundo, que é nosso amor e conexão com Eretz Israel, que vamos a defender sempre e continuamente”.

O evento contou ainda com um momento especial para as esposas dos homenageados. Silvia Kignel e Lara Knobel que foram presenteadas com flores, um gesto simbólico de reconhecimento pelo apoio e dedicação às causas comunitárias. O Rabino David Weitman também fez questão de falar algumas palavras, destacando que “as mudanças sempre trazem sorte”, enfatizando a importância de evolução e crescimento para a Federação e toda a comunidade judaica.

A arquiteta responsável pelo projeto de renovação da sede, Sabrina Tironi, também explicou as premissas do novo espaço: “A ideia principal foi modernizar as instalações sem perder a identidade judaica. Incorporamos cores e referências tradicionais no projeto, como o muro que lembra o Muro das Lamentações logo na entrada. Também criamos um espaço multifuncional que se adapta às necessidades da Federação. Agora, temos um ambiente integrado, com salas que podem ser transformadas conforme o uso, além de um café colaborativo para promover interações e reuniões informais.”

A nova sede da FISESP representa um marco para a comunidade judaica paulista, consolidando-se como um espaço moderno, inclusivo e preparado para atender às necessidades do presente e do futuro.

Crédito fotográfico: Liane G. Zaidler

Marcos Knobel entrega homenagem a Luiz Kignel

Daniel Bialski, Cônsul Rafael Erdreich, Ricardo Berkiensztat, Marcos Knobel, Jayme Blay, Bruno Laskowsky e Luiz Kignel

Lara Knobel e Silvia Kignel foram homenageadas com flores

Ricardo Berkienstat e Marcos Knobel com os ex-presidentes da Fisesp, Jayme Blay, Claudio Lottenberg, Luiz Kignel e Bruno Laskowsky

Rabino David Weitman ao fazer uso das palavras

Denise Antão, Cônsul Rafael Erdreich e Fernando Rsenthal fazem o descerramento da galeria de fotos