11 motivos pelos quais a Páscoa 2025 é única – Por Menachem Posner

Ilustração: Sefira Lightstone

Este ano, 2025, é um daqueles raros anos em que a Páscoa começa no sábado à noite, quando o Shabat parte. Embora a Páscoa possa tecnicamente começar em quatro das sete noites da semana – sexta-feira, sábado, segunda e quarta-feira – esta é de longe a mais rara, ocorrendo apenas 11,512% das vezes. Ter a Páscoa começando após o Shabat nos apresenta uma série de observâncias e oportunidades únicas para estarmos cientes.

O Jejum dos Primogênitos é Avançado

É costume que todos os primogênitos do sexo masculino jejuem (e o costume predominante é, na verdade, quebrar o jejum participando de uma refeição religiosa comemorativa) na manhã anterior à Páscoa. Este ano, o dia do jejum coincide com o Shabat, quando o jejum é proibido, então o jejum é antecipado para quinta-feira.

Procuramos e queimamos o Chametz um dia antes

Normalmente, procuramos chametz na noite anterior à Páscoa e o queimamos na manhã seguinte. Este ano, no entanto, será o Shabat, quando acender fogueiras não é permitido. Em vez disso, procuramos chametz na quinta-feira à noite e o queimamos na sexta-feira de manhã, completando os dois rituais um dia antes do normal.

Leia: Quando Erev Pessach é Shabat

Temos um Shabat quase sem Chametz

Normalmente, paramos de comer (ou possuir à noite) chametz desde pouco antes da queima até depois da Páscoa. Mas, neste caso, o chametz foi queimado com um dia de antecedência e ainda precisamos ter um pouco de chametz para recitar Hamotzi em nossas refeições de Shabat. Portanto, embora nossas casas sejam totalmente livres de chametz, mantemos apenas alguns pãezinhos pequenos (pitas são uma opção fácil e menos quebradiça), que usaremos com muito cuidado em nossas refeições de Shabat.

Comemos a refeição do Shabat no início do dia

Para manter as coisas práticas, nossas refeições de Shabat são inteiramente kosher para a Páscoa, além do pão que comemos com muito cuidado para não deixar migalhas para trás. Na verdade, somente depois de terminarmos de mastigar nosso pão, seja do lado de fora ou em outro lugar, podemos ter certeza de não deixar migalhas para trás, nos sentamos à nossa mesa kosher para a Páscoa e terminamos a refeição.

A refeição diurna do Shabat deve ser consumida mais cedo do que o habitual para garantir que tenhamos comido qualquer pedaço de pão antes do prazo (qualquer pão restante deve ser jogado no vaso sanitário no horário prescrito).

Veja: Até quando devemos terminar de comer Chametz este ano?

Nós nos preparamos para o Seder na sexta-feira

Como não podemos nos preparar no Shabat para nada que aconteça depois do Shabat, nos preparamos para o Seder na sexta-feira, lavando e secando a alface, ralando a raiz-forte, preparando o charoset, cozinhando nossos pratos favoritos e preparando todo o resto para os Seders.

Todos cantam a mesma haftará

O Shabat antes da Páscoa é conhecido como “Shabat Hagadol”, o Grande Shabat. Há uma Haftarah especial associada a este dia, mas muitas comunidades, incluindo Chabad, só a leem em anos como este, quando o Shabat Hagadol é imediatamente antes da Páscoa. Portanto, este ano, não importa qual seja o seu costume, você ouvirá Malaquias capítulo 3 durante seus serviços matinais de Shabat (mais cedo).

Leia: Na Haftará do Shabat Hagadol: Tocar a Essência

Podemos descansar para o Seder

Não é segredo que é um trabalho árduo se preparar para a Páscoa. Muitos de nós estamos exaustos quando finalmente chegamos à noite do Seder. Mas este ano, com todo o trabalho terminando na sexta-feira, temos um Shabat abençoadamente tranquilo para descansar, rejuvenescer e estar pronto para o Seder.

Acendemos velas após o anoitecer

As velas da primeira noite da Páscoa devem ser acesas idealmente antes do início do feriado, assim como as velas do Shabat. Este ano, no entanto, não podemos lidar com o fogo até que o Shabat termine. Portanto, acendemos as velas (de uma chama pré-existente) somente após o cair da noite, ao mesmo tempo em que começamos outros preparativos do Seder.

Nós fazemos Yaknehaz

Quando levantamos nossas taças de vinho no início do Seder, estamos cumprindo o dever triplo, pois ambos estamos dizendo Kidush (que dá as boas-vindas à Páscoa) e Havdalá (que inaugura o Shabat) E é a primeira das Quatro Taças. Este composto único é conhecido como Yaknehaz, um acrônimo para a ordem das bênçãos disse:

  • Yayin: Bênção sobre o vinho
  • Kiddush: Bênção santificando a Páscoa
  • Ner: Bênção sobre o fogo, disse enquanto olhava para as velas do festival
  • Havdalá: Bênção que marca o fim do Shabat
  • Zeman: bênção Shehecheyanu, marcando o marco

temos um longo chol hamoed

Os dias intermediários da Páscoa são reservados para passeios, reuniões familiares e deliciosas refeições da Páscoa juntos. Como a Páscoa começa e termina em domingos consecutivos, não há Shabat nos dias intermediários, deixando mais tempo para passeios e outras atividades.

É agora!

Os Cabalistas nos ensinam que a cada momento D’us cria o mundo de novo. Este ano traz consigo um novo significado e novas oportunidades que nunca existiram antes e nunca mais existirão. Aproveite o momento e faça desta uma Páscoa inesquecível!


Menachem Posner

O rabino Menachem Posner atua como editor-chefe do Chabad.org, o maior site informativo judaico do mundo. Ele escreve, pesquisa e edita há Chabad.org desde 2006, quando recebeu seu diploma rabínico da Yeshiva Central Tomchei Temimim Lubavitch. Ele mora em Chicago, Illinois, com sua família.

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FONTE: 11 maneiras pelas quais a Páscoa 2025 é única – Chabad.org