EXPOSIÇÃO “PIONEIROS & EMPREENDEDORES”

Em Manaus, a exposição apresentará a história do saudoso benemérito Samuel Isaac Benchimol Z”L,

fundador do grupo amazonense Bemol/Fogás e vai até o dia 4 de agosto

180_fique_1.1
Idealizada pelo professor Jacques Marcovitch (foto), a exposição itinerante Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil foi inaugurada oficialmente no dia 6 de junho no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus, e permanecerá aberta ao público até o dia 4 de agosto próximo, de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 17h às 21h.

A primeira capital a receber a exposição itinerante foi o Rio de Janeiro, seguido de Fortaleza, em meados de 2012, cujo número de visitantes que foram ao Espaço Cultural Unifor chegou a 74 mil.

180_fique_1.2

Em Manaus, a exposição apresentará a história de saudoso benemérito Samuel Isaac Benchimol Z”L, professor universitário e fundador do grupo amazonense Bemol/Fogás, focalizado no Projeto Pioneiros do professor Jacques Marcovitch, iniciado em 2001 com uma pesquisa nacional que serviu de base para a trilogia Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Escrita pelo professor Marcovitch, a obra destaca as trajetórias de vinte e quatro empresários pioneiros brasileiros em diferentes momentos da história do Brasil, que lançaram negócios nos séculos 19 e 20 e deixaram sua marca até os dias atuais.

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Marcovitch foi Reitor da USP de 1997 a 2001, Diretor do Instituto de Estudos Avançados e da FEA/USP, Presidente das Empresas de Energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, alem das atividades acadêmicas é membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra e membro do Terrestrial Carbon Group. Recebeu vários reconhecimentos entre eles o l´Ordre Nationale de la Legion D´Honneur (França), o Prêmio Jabuti, a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e a Grã Cruz da Órdem Nacional do Mérito Científico.

20
20