AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR
– Pela primeira vez no Brasil, Ishay Ribo em um show único de solidariedade a Israel – Em prol do Tenyad, dia 11 de junho (quarta-feira), às 20h, na Hebraica de SP
– 11ª Mostra de Arte da Terceira Idade da Fisesp – Abertas as inscrições
– Diálogos Internacional na CIP reunirá Caio Blinder e Petria Chaves – Dia 27 de abril, às 17h
– Curso online do Instituto Brasil-Israel – A diversidade judaica no contexto brasileiro: As comunidades e suas memórias – Com Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart – Dias 28 de abril, 5, 12, 19, e 26 de maio
Pela primeira vez no Brasil, Ishay Ribo em um show único de solidariedade a Israel!
A Instituição Beneficente Israelita Tenyad tem o prazer de apresentar uma noite inesquecível com o renomado cantor Ishay Ribo, em apoio às obras assistenciais da instituição.
11 de junho (quarta-feira) | 🕗 20h
Clube Hebraica SP
Compre agora exclusivamente pela Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/show-ishay-ribo-tenyad/2884785
Toda a renda será revertida para as obras assistenciais da Tenyad.
Não perca essa oportunidade única de celebrar a música e a solidariedade!
Abertas as inscrições para a 11ª Mostra de Arte da Terceira Idade da Fisesp, em parceria com o Residencial Albert Einstein
A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), em parceria com o Residencial Israelita Albert Einstein, anuncia a abertura das inscrições para a 11ª Mostra de Arte da Terceira Idade. O evento tem como objetivo valorizar talentos artísticos e incentivar a expressão criativa dos 60+ da comunidade judaica, além demonstrar que a idade não limita a capacidade criativa.
O coquetel de abertura será realizado no dia 18 de maio, às 15h, e os trabalhos permanecerão em exposição até o dia 23 de maio de 2025.
Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais, sendo permitido expor até duas obras, desde que tenham sido produzidas nos últimos três anos.
Serão aceitas esculturas, fotografias artísticas (paisagens, natureza morta ou abstratas), pinturas em geral, faiança (porcelana) e colagens. As pinturas não podem ultrapassar as dimensões de 1,20m x 1,20m. Poderá haver uma pré-seleção realizada pela organização do evento.
A 11ª Mostra de Arte da Fisesp e do Residencial Israelita Albert Einstein representa uma oportunidade especial para que os idosos compartilhem suas experiências, talentos e paixões por meio da arte.
As inscrições podem ser feitas pelo email sueli@fisesp.org.br ou ateos120@fisesp.org.br, ou pelo telefone (11) 3088-0111, ramal 117.
Diálogos Internacional na CIP reunirá Caio Blinder e Petria Chaves em debate sobre os impactos dos conflitos no Oriente Médio
O Ministério da Cultura e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizam no domingo, 27 de abril, às 17h, na CIP, mais uma edição do projeto Diálogos Internacional. O evento contará com a presença dos jornalistas Caio Blinder e Petria Chaves, que conduzirão o debate “Ainda Há Luz no Fim do Túnel?”, abordando os conflitos no Oriente Médio e seus impactos globais. A conversa terá ainda a participação especial do rabino Dr. Ruben Sternschein.
Na pauta do encontro, estarão temas como a guerra em Gaza, a situação interna em Israel, o governo Trump e as crescentes preocupações com o antissemitismo no Brasil e no mundo.
Radicado nos Estados Unidos, Caio Blinder é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros na cobertura de política internacional. Foi apresentador do Manhattan Connection (GloboNews), editor de internacional da Folha de S. Paulo e das TVs Bandeirantes e Cultura, além de correspondente da rádio Jovem Pan em Nova York e da Tribuna Judaica.
Petria Chaves é jornalista, apresentadora e comentarista, com uma carreira consolidada na rádio e TV. É âncora da CBN e colunista do jornal O Globo, com foco em temas sociais, políticos e de comportamento. Sua experiência na mediação de debates e entrevistas traz uma perspectiva dinâmica e aprofundada às discussões.
O evento contará com tradução em Libras e as inscrições são gratuitas, com vagas limitadas pelo link: https://cip.org.br/dialogos.
Curso online: A diversidade judaica no contexto brasileiro: As comunidades e suas memórias
O Instituto Brasil-Israel oferece o curso “A diversidade judaica no contexto brasileiro: As comunidades e suas memórias”, que tem como objetivo apresentar o judaísmo brasileiro sob a perspectiva da memória, chamando atenção para a diversidade das comunidades que aqui se instalaram desde o início do século XIX.
Mais sobre o curso:
Considerando os principais ramos aos quais estão vinculados os grupos judaicos no Brasil e no mundo, quais sejam, asquenazes, sefarditas e orientais, as aulas pretendem abordar algumas particularidades desses segmentos formados a partir da imigração contemporânea, como idiomas, tradições, costumes, expressões culturais.
Igualmente importantes são as sinagogas – locais de culto, mas também de encontros e estudos – construídas e mantidas pelos vários grupos, integrando o patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico judaico e brasileiro.
Docentes:
Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart
Datas:
28 de abril, 5, 12, 19, e 26 de maio
As aulas acontecerão ao vivo, às segundas-feiras das 19h às 20h30.
As gravações ficarão disponíveis para aqueles que não puderem assistir ao vivo. Haverá emissão de certificado.
Conteúdo programado:
Aula 1: Introdução: judaísmo e judeidade no contexto brasileiro
Aula 2: Imigração judaica sefardita e oriental
Aula 3: Imigração judaica asquenaze
Aula 4: Lugares de memória do judaísmo brasileiro
Aula 5: Sinagogas como patrimônio