ALEXANDRA MIAS, CÔNSUL-GERAL DA FRANÇA, COMEMORA EM SP O DIA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA

Elegante como ela só, a cônsul-geral da França Alexandra Mias, recebeu em sua residência “comme il faut” para, dia 20 de março, comemorar o Dia Internacional da Francofonia, Dentre os ilustres convidados, os cônsules-gerais da Bélgica, Suíça, Líbano, Canadá e do Escritório de Quebec, cada um deles compartilhando especialidades dos seus países. Destaque ainda para Vivien Darras, diretor da Aliança Francesa de São Paulo, Paul Henri Cabannes, humorista francês radicado no Brasil desde 2015 e que realiza shows de stand-up focados no comportamento cultural e social dos brasileiros sob a ótica de um estrangeiro, bem como para o Grupo Quartier Latin e os formandos da Alliance Française.

Para quem ainda não sabe, a Francofonia, que engloba mais de 36 países onde o francês é falado – em 29 deles é o idioma oficial -, é um evento realizado no mundo todo durante o mês de março e serve para celebrar a riqueza da língua francesa e a diversidade das culturas francófonas. Em nosso país são realizadas, em diversas cidades, atividades culturais variadas como projeções de filmes, oficinas e exposições, promovidas por centros culturais como a Aliança Francesa, associações de professores de francês, consulados e embaixadas de países francófonos.

Sobre a cônsul-geral Alexandra Mias

Alexandra Mias é Cônsul-Geral da França em São Paulo desde 2 de setembro de 2024. Anteriormente, ela foi Diretora Adjunta de Imprensa no Quai d’Orsay. Ingressou no Ministério da Europa e Relações Exteriores em 2010, primeiro na Subdiretoria de Vistos e depois na Diretoria da Ásia e Oceania. Também foi assessora de imprensa na embaixada da França em Pequim (2019-2022), adida de cooperação responsável por questões globais e governança e, em seguida, assessora de imprensa na embaixada da França no Brasil (2015-2019). Alexandra Mias é formada em relações internacionais pelo Institut d’Etudes Politiques em Aix-en-Provence e em chinês pela Shanghai Jiaotong University.

Nas fotos, flagrantes colhidos na memorável noite.