FORTUNA É PREMIADA NO 27º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO SEFARADI DE NEW YORK
Considerado um dos mais importantes festivais voltado à história e cultura das comunidades judaicas sefaraditas, o 27º Festival de Cinema Judaico Sefaradita de Nova York aconteceu entre os dias 8 a 15 de junho no El Museo del Barrio e foi prestigiado por autoridades e pelo top da comunidade judaica de lá. Na abertura, o show comandado por nada menos que a cantora Fortuna, consagrada cantora de origem judaica radicada em São Paulo, que também recebeu o “Pomegranate Lifetime Achievement Award” por contribuir com a preservação da cultura sefaradita.
Pesquisadora de músicas do mundo, Fortuna, com mais de 30 anos de trajetória musical, teve sua carreira inicialmente marcada pelas suas raízes do Oriente Médio (judaicas e árabes) e dos judeus da Espanha e Portugal. Em suas canções, estabelece pontes entre sua música e diversas religiões e culturas do mundo e já gravou, de forma independente, oito CDs – o CD Mediterrâneo(1996) venceu o 10º Prêmio Sharp de Música como melhor disco produzido em língua estrangeira (1997). Além de programas de rádio também criou, produziu e apresentou, de 2020 a 2021, o Podcast Todos os Cantos nas plataformas de streaming e no YouTube, trazendo a diversidade musical do planeta e do Brasil.
Como atriz, Fortuna participou do musical José e seu Manto Technicolor (2007) de Andrew Lloyd Weber, dirigido pelo premiado Iacov Hillel. Desde 2020 vem desenvolvendo a atividade de chazanit (cantora litúrgica) junto a diversas entidades religiosas judaicas. Em 12 de dezembro de 2024 realizou uma apresentação inédita na Basílica do Mosteiro de São Bento de SP, com a participação do Coro de Monges Beneditinos, apresentando um repertório judaico e cristão. Em fevereiro de 2025, Fortuna, Ale Edelstein e Daniel Szafran realizaram um workshop sobre Cultura Semita – buscas e memórias afetivas, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC.
Atualmente, vem realizando o show Tchiribim Tchiribom – Cantando pelo Mundo para o público infantil. Seu mais novo show, Tudo é Mundo, ao lado da Grand Bazaar, celebra a alma de povos ciganos aos ritmos brasileiros.