ESCRAVIDÃO REATIVA – RABINO NISSIM KATRI
Uma vez, um morador e seu convidado estavam saindo do edifício onde morava o primeiro. O porteiro os cumprimentou com um tom de voz agressivo, e o morador respondeu num tom de voz gentil e com um grande sorriso.
“Ele é tão mal-humorado o tempo todo?”, o convidado perguntou.
“De vez em quando até pior!”, respondeu o morador.
“Então por que você foi tão gentil em sua resposta para ele?”, o convidado perguntou.
“Porque”, o morador explicou, “eu não vou deixar ele me ditar como devo me comportar”.
Se reagirmos à provocação dos outros, essencialmente, estamos permitindo que eles controlem o nosso comportamento. Um sinal de escravidão é ser privado da habilidade de pensar por si mesmo; então, aqui, se agimos de uma maneira reativa em vez de uma maneira racional, ficamos temporariamente em uma servidão involuntária. Como é tolo permitir-se tornar escravizado, mesmo que seja momentaneamente.
O antídoto é evitar ações reativas. Nunca devemos responder quando provocados até que nos demos tempo amplo para pensar racionalmente sobre o que está acontecendo e planejar o que será uma resposta racional e bem calculada.
Alguém poderia pensar que atrasar uma resposta a uma provocação é em consideração à outra pessoa, para protegê-la de sua própria ira. Isso é verdadeiro, mas secundário. A razão principal é para manter nossa liberdade e não nos tornarmos marionetes que são manipuladas pelos outros.
RABINO NISSIM KATRI
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.