AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR
– APRENDIZ DE MAESTRO: ESPETÁCULO INFANTIL CELEBRA OS 200 ANOS DE JOHANN STRAUSS II E OS 25 ANOS DO MÚSICA PELA CURA – Dia 17/08 no Teatro Cultura Artística
– 1º BATE-PAPO WIZO COM O DR. MARCELO ALTONA, CLÍNICO GERAL E GERIATRA DO EINSTEIN – Dia 21/08, às 15h.
– MINISTÉRIO DA CULTURA E CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA REALIZAM DEBATE SOBRE O FUTURO DO ORIENTE MÉDIO – Na CIP, dia 27-08, às 19h30, com o especialista em Oriente Médio Samuel Feldberg e mediação da jornalista Mona Dorf.
– ESPAÇO MOVE ARTE ABRE EM SP A EXPOSIÇÃO A(MAR) O MAR DE SILVIA RUIZ – Até 30/08/2025
APRENDIZ DE MAESTRO: ESPETÁCULO INFANTIL CELEBRA OS 200 ANOS DE JOHANN STRAUSS II E OS 25 ANOS DO MÚSICA PELA CURA
Uma fantasia chamada música: TUCCA celebra os 200 anos de Johann Strauss II com espetáculo infantil inspirado na opereta “O Morcego”
A próxima edição do programa Aprendiz de Maestro, dia 17 de agosto, será uma verdadeira Festa à Fantasia! Em clima de celebração pelos 200 anos do compositor Johann Strauss II, e dos 25 anos do Música Pela Cura, a TUCCA — Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer — convida o público a embarcar em uma divertida e inusitada missão inspirada na opereta O Morcego.
Mas atenção: essa não é uma festa qualquer! Ela faz parte de um plano secreto do Maestro para se vingar de uma das muitas pegadinhas sem graça de seu colega Tatá. Para colocar tudo em prática, ele contará com a ajuda da Sinfonieta TUCCA Fortíssima, de seus amigos cantores, do atrapalhado Príncipe Tuquinha (na foto ao lado, interpretado pelo ator Daniel Warren) e, claro, da plateia — que está convidada a vir fantasiada e se envolver na brincadeira.
Com texto e direção de Paulo Rogério Lopes e regência do maestro João Maurício Galindo, o espetáculo reúne música ao vivo, humor e muita confusão, em uma trama cheia de personagens hilários: uma esposa disfarçada, uma estagiária metida a artista, um amigo espião, um Príncipe de mentira e até um misterioso Vingador Mascarado!
No elenco, Daniel Warren volta a dar vida ao Príncipe Tuquinha em mais uma aventura da série, ao lado dos solistas Cleyton Pulzi (tenor), Laura Duarte (soprano), Thayana Roverso (soprano) e Vinícius Atique (barítono).
Realizada no Teatro Cultura Artística, a série Aprendiz de Maestro alia música clássica, teatro e humor com um propósito social: toda a renda obtida com a venda dos ingressos é revertida para o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com câncer, em situação de vulnerabilidade social, atendidos pela TUCCA em parceria com o Santa Marcelina Saúde, em Itaquera (SP).
Mais do que um espetáculo, um convite à fantasia, à imaginação e à solidariedade.
Ingressos: a partir de R$ 30,00
Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Luz
Teatro Cultura Artística – R. Nestor Pestana, 196 – Consolação
Como adquirir:
https://tucca.byinti.com/#/ticket/
PRÓXIMOS ESPETÁCULOS
6 de setembro – Sala São Paulo – 11h
7 de setembro – Teatro Cultura Artística – 11h
Espetáculo: Poranduba – Uma Aventura da Amazônia
Uma celebração do rico e colorido folclore brasileiro, com repertório formado por obras de compositores brasileiros.
O QUE É A TUCCA – A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) é uma organização fundada em 1998 pelo oncologista pediátrico Sidnei Epelman e pela sua mulher, a psicanalista Claudia Epelman (in memoriam) com a proposta de oferecer tratamento multidisciplinar de excelência para pacientes de baixa renda e aumentar as taxas de cura. Em parceria com o Santa Marcelina Saúde, mantém o primeiro e único serviço de oncologia pediátrica da Zona Leste e oferece, gratuitamente, um tratamento integral baseado no diagnóstico rápido e preciso e na utilização de terapias de ponta, equipe altamente qualificada e medicamentos de alto custo. A assistência oferecida pela TUCCA é integralmente mantida por doações, patrocínios e pela arrecadação por meio de concertos, leilões, jantares e bazares beneficentes.
1º BATE-PAPO WIZO COM O DR. MARCELO ALTONA, CLÍNICO GERAL E GERIATRA DO EINSTEIN
MINISTÉRIO DA CULTURA E CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA REALIZAM DEBATE SOBRE O FUTURO DO ORIENTE MÉDIO
Vista aérea I, 2025. Fotografia. 39,5 x 59,5 cm.
O especialista em Oriente Médio Samuel Feldberg será o convidado da próxima edição do Diálogos Especial da CIP, que acontece no dia 27 de agosto (quarta-feira), às 19h30, na Congregação Israelita Paulista (CIP). A mediação será da jornalista multimídia Mona Dorf.
Com o tema “Para onde caminha o Oriente Médio” o evento promete um caloroso debate sobre os rumos políticos e diplomáticos da região trazendo à luz questões como: Teremos um novo Oriente Médio? Quem governará Israel? É viável a paz com a Síria?.
Samuel Feldberg é professor de Relações Internacionais, pesquisador do Centro Dayan, fellow da Universidade Brandeis e diretor acadêmico do StandWithUs Brasil. Mona Dorf tem 40 anos de carreira como repórter e apresentadora nas principais emissoras de TV do país e atualmente atua como diretora de redes sociais e editora de conteúdo digital da FEBRABAN.
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas e é necessário se inscrever pelo site cip.org.br/orientemedio.
ESPAÇO MOVE ARTE ABRE EM SP A EXPOSIÇÃO A(MAR) O MAR DE SILVIA RUIZ
Vista aérea I, 2025. Fotografia. 39,5 x 59,5 cm.
O espaço Move Arte apresenta A(mar) o mar, exposição individual da artista visual Silvia Ruiz, com curadoria de Cynthia Taboada. A exposição propõe uma imersão poética sobre o tema do mar, ao qual a artista se dedica há mais de duas décadas, desde 2001, para compor uma narrativa nascida da intersecção entre obras, do diálogo entre materiais e técnicas, agregando intensa pesquisa de campo e suas vivências às formas de expressar as cores do mar e o contexto marinho.
Entre gravuras, fotografias e instalações, como “Maré”, e “Fósseis”, vemos ser tecidos elementos indissociáveis à narrativa do mar: barcos, pescadores, seres marinhos e a memória gravada, num fluxo que inicia na figuração e caminha para a abstração, evocativa do seu processo de compreensão da natureza e crescimento como artista, no domínio de variadas técnicas.
Entre o lúdico e o poético, destacamos a criação dos barquinhos de cerâmica, especialmente instalados no jardim de pedras da galeria.
Uma grande onda de tecido com as cores do mar do Caribe, e o som que ecoa na galeria completam a atmosférica idílica e nos convidam a um mergulho em águas profundas.
Paralelo à mostra, neste mês de agosto, estão programadas uma conversa com a artista e a curadora, e duas oficinas artísticas, uma de monotipia e outra de serigrafia, abertas ao público, gratuitas, no espaço da galeria.
Serviço:
Exposição: A(mar) o mar.
Período expositivo: até 30/08/2025
Local: Move Arte – Rua Álvaro Rodrigues, 563. Brooklin, São Paulo – SP
@move_arte – e-mail: movearte563@gmail.com
Entrada gratuita