DR. NELSON HAMERSCHLAK E DR. MARCOS DE LIMA SÃO HOMENAGEADOS NO CONGRESSO SBTMO 2025 – POR GLORINHA COHEN
“Olhando para o futuro, sinto-me confiante. Vejo em nossos jovens médicos e pesquisadores a mesma chama que nos moveu no passado: a de inovar, transformar e, sobretudo, cuidar em equipe. A eles deixo uma mensagem: que avancem sempre com coragem, mas sem perder de vista a humanidade que dá sentido a tudo o que fazemos”.
Realizada dia 20 de agosto, em Brasília, a solenidade de abertura do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea – SBTMO 2025 foi feita pela presidente do evento, Dra. Andresa Melo.
“O nosso Congresso não se limita apenas à ciência e à técnica, por mais revolucionárias que sejam. Ele se expande para abraçar uma perspectiva ainda mais profunda: A Jornada de Superação: do Diagnóstico ao Pódio da Vida. Esta é uma homenagem à resiliência do espírito humano, um reconhecimento de que, para além da medicina, existe uma força inabalável que nos impulsiona”, disse a Dra. Andresa em seu discurso. Segundo ela, o pódio da vida não é feito de medalhas de ouro, mas de abraços apertados, de sorrisos recuperados e de um nascer do sol contemplado com gratidão”.
Durante o evento foram homenageados o Dr. Marcos de Lima, Diretor do programa de Transplante de Medula Óssea e Terapias Celulares da The Ohio State University, reconhecido por seu papel pioneiro no desenvolvimento de terapias celulares inovadoras com impacto global, e o Dr. Nelson Hamerschlak, referência nacional e internacional em transplante de medula óssea com mais de cinco décadas de contribuição à hematologia, especialmente no campo das leucemias.
Fonte de inspiração para gerações de profissionais e sempre fundamentando seu trabalho no cuidado ao paciente, não é exagero dizer que o Dr. Nelson também está entre os mais admirados e queridos médicos graças não só ao seu lado humano que o torna ímpar entre seus pares, como também à sua dedicação em assistência, ensino e pesquisa com mais de 300 publicações, inúmeros alunos de residência e pós graduação, bem como participação nas sociedades de classe onde é conselheiro, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, bem como das Sociedades de Terapia Celular e de Transplantes de Medula Óssea.
Ao fazer uso da palavra, o Dr. Nelson assim se expressou: “Hoje, tenho a alegria de dividir esta homenagem com meu querido colega e amigo Marcos de Lima, com quem tive a honra de construir uma trajetória de ampla cooperação. Juntos, pudemos contribuir para avanços pioneiros em áreas fundamentais no Brasil. Mais do que resultados científicos, esses trabalhos refletem o poder da parceria, do diálogo e do comprometimento em melhorar a vida de nossos pacientes. Se há algo que esta caminhada me ensinou, é que o transplante é uma escola permanente de humanidade. A cada paciente tratado, a cada desafio superado, fortalecemos não apenas a ciência, mas também nossa capacidade de compaixão, resiliência e esperança”.
E finalizou: “Olhando para o futuro, sinto-me confiante. Vejo em nossos jovens médicos e pesquisadores a mesma chama que nos moveu no passado: a de inovar, transformar e, sobretudo, cuidar em equipe. A eles deixo uma mensagem: que avancem sempre com coragem, mas sem perder de vista a humanidade que dá sentido a tudo o que fazemos”.
A programação da noite foi encerrada pelo Dr. Marcos de Lima, que compartilhou suas experiências e conduziu os presentes à uma viagem no tempo, integrando sua trajetória pessoal à evolução da SBTMO e do TMO no mundo.