KHALIL GIBRAN: DO ORIENTE AO OCIDENTE

Por ocasião do 90º.aniversário do Museu Gibran no Líbano, a Associação Cultural Brasil-Líbano prepara-se para comemorar o evento “Khalil Gibran: do Oriente ao Ocidente”. Khalil Gibran, um dos mais consagrados escritores e pintores de todos os tempos foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista.

Sua obra literária, marcada pelo misticismo oriental, alcançou popularidade em todo o mundo.

Gibran nasceu em 06 de janeiro de 1883, na cidade de Bicharré, ao norte do Líbano, próximo aos Cedros milenares e faleceu em 10 de abril de 1931, em Nova York.

Foi a publicação de seu best seller “O Profeta”, em 1923, que lhe assegurou a notoriedade no mundo ocidental. Considerada uma das cem obras mais importantes do mundo, “O Profeta” é um gigante da literatura universal.

A obra literária, acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte, a natureza, entre outros e já foi traduzida para mais de 120 idiomas.

EVENTO:

A solenidade de abertura ocorrerá sexta-feira, 31 de outubro de 2025, às 20h, na Câmara do Comércio Árabe-Brasileira, à av. Paulista, 283 – 11º.andar – Bela Vista – São Paulo.

A solenidade contará com a participação da filósofa e profa. Lúcia Helena Galvão da Organização Internacional Nova Acrópole e do Grupo Artístico Musical 1001 Noites.

A exposição contará com 21 ampliações fotográficas contendo a região dos Cedros, onde se encontra Bisharré, cidade natal de Gibran, bem como suas principais pinturas.

Locais da Exposição:

– Casa das Rosas: Av. Paulista, 37 – Bela Vista – de 26 de novembro/2025 a 05 de janeiro de 2026

– Museu da Imigração do Estado de São Paulo: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Moóca- de 05 a 31 de maio de 2026.

O público brasileiro tomará conhecimento do conjunto de obras de caráter universal de Khalil Gibran, além do estímulo à leitura e ao desenvolvimento de interesse por exposição de artes plásticas, sem nenhum custo ao visitante.

O Brasil é o país que abriga o maior número de imigrantes libaneses do mundo (aproximadamente 8 milhões). e este evento, além de estreitar os laços históricos e culturais entre os dois países, passará

a fazer parte da agenda cultural de São Paulo, capital cultural da América do Sul.

COORDENAÇÃO : Lody Brais – Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano

e-mail: brasil.libano@gmail.com