LIVRO “DOM PEDRO II E A CULTURA HEBRAICA” SERÁ LANÇADO NA ARI
No próximo dia 25/2, às 19h, a Associação Religiosa Israelita (ARI), em Botafogo, RJ, será palco do lançamento, pela Editora Francisco Alves, do livro Dom Pedro II e a Cultura Hebraica, de autoria de Leandro Garcia Rodrigues, professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG.
Trata-se de uma obra inédita que apresenta um dos aspectos menos explorados da vida do último imperador do Brasil: sua profunda paixão pelo conhecimento das culturas e idiomas orientais, com destaque para a hebraica.
O livro é resultado de uma minuciosa pesquisa documental que refaz a histórica expedição de Dom Pedro II ao Oriente Médio no final de 1876, passando um tempo considerável nas cidades que compõem a Terra Santa, em especial Jerusalém.
Além de um registro de viagem, a obra é um tesouro de documentos primários. Reunindo, pela primeira vez, a íntegra da documentação produzida pela comitiva imperial brasileira: cartas, diários, fotografias e inúmeras traduções realizadas pelo próprio imperador.
Uma leitura essencial para historiadores, estudantes e para todos aqueles interessados em descobrir a dimensão intelectual de Dom Pedro II, demonstrando como seu fascínio por Israel e sua cultura transcendeu o mero turismo, tornando-se um projeto de vida e erudição.
Número de páginas: 560
Ano da edição: 2025 – 1ª edição
Preço: R$ 135,00
Sobre o autor
Professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leandro Garcia Rodrigues possui Graduação em Letras (português-inglês) pela Universidade Castelo Branco (2000), Mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Letras (Estudos Literários) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), Pós-Doutorado em Letras (Estudos Literários), na PUC-RJ (2010) e Pós-Doutorado em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de BH.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira. atuando principalmente nos seguintes temas: epistolografia, crítica epistolográfica, interdisciplinariedade, modernismo, cultura e comparatismo. Pertence aos seguintes grupos de pesquisa: Acervo dos Escritores Mineiros (AEM-UFMG), Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira (IEB-USP) e Laboratório de Estudos Dominicanos (UFRGS). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, para o triênio 2021-2024






