EM EVIDÊNCIA- GENTE QUE ACONTECE‏

E faz acontecer como o ator Dan Stulbach, rabinos Michel Schlesinger e Yacov Gerenstadt, Fernando Lottenberg, Eduardo Wurzmann, Fátima Turci e Silvia Bittencourt, dentre outros. 


CARDEAL E RABINO DEBATEM DESAFIOS PARA O DIÁLOGO E ONDA DE PROTESTOS NO BRASIL

191_fc_2.1

“Depois de dois mil anos conturbados, os últimos 50 foram de reaproximação entre cristos e judeus. Hoje, cultivamos uma relação de amizade e respeito”, disse o rabino Michel Schlesinger. “O ódio e o menosprezo precisam ser superados. O trabalho continua, mas fizemos grandes progressos”, acrescentou o cardeal Dom Odilo Scherer.

O  rabino e o cardeal participaram de um debate mediado pelo ator Dan Stulbach, em São Paulo, para lembrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, convocado pelo papa João XXIII, que deu início ao processo de aproximação entre judeus e católicos, e abordar os caminhos, sob o novo pontificado, para que este processo se concretize entre as duas comunidades.

Com Francisco, o que vai mudar na Igreja? Dom Odilo afirmou: “De pronto, muda o estilo pessoal. Na gesto, as mudanças serão paulatinas”.

“Em nosso diálogo com os judeus, há muitos motivos de celebração, mas também desafios”, disse Dom Odilo. “Temos uma herança espiritual comum e preocupações comuns, como a paz e os direitos humanos. O diálogo é muito bom em nível de cúpula, mas no âmbito das comunidades devem ser superadas resistências”. Schlesinger concordou e disse que há basicamente diferenças teológicas.

Foto: Eliana Assunpção


FÁTIMA TURCI – ECONOMIA, NEGÓCIOS E MUITO CHARME

191_fc_2.2

Fátima Turci acaba de voltar para a  Record News com o “Economia & Negócios”, depois de quatro meses de interrupção do programa e negociações com outras emissoras. Agora, o programa, onde ela mescla economia, negócios e muito charme,  passa a seguir o caminho de terceirização da Record, e está sendo gravado na  produtora Studio S.A.

FÁTIMA TURCI é jornalista, 36 anos de profissão, com experiência em todas as mídias e em comunicação empresarial. Mais de 15 mil entrevistas com personalidades, empresários e políticos. Comanda desde 2000 o programa Economia & Negócios,  na RecordNews e Rede Mulher, além de Mercado Capital, na CNT/Gazeta, e comentarista econômica na Manchete.  Foi repórter do O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, rádio Eldorado, revista Exame e implantou os serviços online na Agência Estado. Dirigiu a área de comunicação de grandes grupos empresariais e entidades de classe, e criou sua própria agência de comunicação.  Nos últimos 20anos têm ministrado treinamentos e palestras para grandes corporações, totalizando mais de 300 eventos e cerca de quatro mil executivos treinados.

Crédito da foto: Edu Moraes


LANÇAMENTO DO LIVRO “CABALÁ E MEDITAÇÃO ENTRE AS NAÇÕES”, DO INSTITUTO GAL EINAI

191_fc_2.3

O evento, apresentado pelo engenheiro Sergio Ejzenberg, teve início com um vídeo do Lubavitcher Rebe z”l que afirma a importância da disseminação das Sete Leis de Noé para as nações. Este trabalho é realizado mundialmente através do Instituto Gal Einai. No Brasil, a entidade é coordenada pelo rabino Yacov Gerenstadt.

Na sequência, fez uso da palavra o rabino Arie Bloch, diretor pedagógico do Colégio Or Menachem e representante do Instituto Internacional Gal Einai. Ele é genro do rabino e cabalista Itschak Ginsburg. Para finalizar, o rabino Yacov Gerenstadt falou, de forma breve, porém intensa, profunda e interessante sobre numerologia de “Bnei Noach” (“Filhos de Noé”), trazendo inclusive fórmulas matemáticas, além de abordar o pacto que cada um tem com o Criador.


COM APOIO DA CONIB, LIVRO PIONEIRO ESTUDA O MAIOR OPOSITOR DE HITLER NA IMPRENSA

191_FC_2.4

 “A Cozinha Venenosa – Um jornal contra Hitler”, da jornalista Silvia Bittencourt (na foto com Eduardo Wurszmann e Fernando Lottenberg, secretário geral da Conib), colaboradora da Folha de S. Paulo na Alemanha, é a primeira obra no mundo dedicada à história do jornal Münchener Post
O livro “A Cozinha Venenosa – Um jornal contra Hitler”, da jornalista Silvia Bittencourt, capta de maneira muito eficiente a efervescência política na Baviera após a Primeira Guerra Mundial, quando esta região alemã viveu, em curto período, uma revolução de esquerda e uma contrarrevolução de direita, que acabou

Em debate realizado em 2 de julho, com a presença do crítico Manuel da Costa Pinto, da Folha de S. Paulo, a autora contou ao público que lotou a Livraria Martins Fontes, em São Paulo, detalhes sobre sua pesquisa e aspectos marcantes da trajetória do jornal.

Silvia Bittencourt é jornalista, colaboradora da Folha de S. Paulo, tradutora e docente do Laboratório de Línguas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, onde vive desde 1991. Foi repórter e correspondente da Folha em Frankfurt.


PLENÁRIA DA B’NAI B’RITH LATINO-AMERICANA NO CHILE: VIBRANTE FESTA DE FRATERNIDADE

191_FC_2.5

Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Panamá e Costa Rica estiveram representados na Reunião Plenária da B’nai B’rith Latino-americana, de 22 a 24 de junho de 2013, no Chile. O evento teve início com o acendimento das velas da menorá. símbolo da entidade.

Com a presença de 200 irmãos da B’nai B’rith, o encontro anual contou com uma intensa atividade política, cultural e social.

Pelo Brasil participaram: Abraham Goldstein, presidente nacional (São Paulo),  Fanny e Carlos Grand, presidente da B’nai B’rith Rio de Janeiro, Zeila Sliozbergas, presidente da Loja Herut, Gildo Coifman e Ruth Schwartz, da Loja Yehuda Halevi da B’nai B’rith do Rio Grande do Sul. Na foto, ao lado de Abraham Goldstein, o ex-presidente da BBLA, Denis Herrnstant, que completou seu mandato no encontro.

“A B’nai B’rith e a comunidade judaica estão envolvidas na busca de soluções aos problemas da realidade social contemporânea e suas implicações, o que foi a tônica do evento”, destaca Zeila.

Foram analisados temas como solidariedade, políticas regionais, Oriente Médio,  Lidando com a Geração 2.0, além de um programa educacional e como responder às necessidades e desafios das organizações atuais.

Proferiram palestras, entre outros, o Ministro Secretario Geral da Presidência, Cristián Larroulet:: “Chile Avanzando en Tiempos Difíciles”, o ex Primeiro Ministro do Peru, Salomón Lerner: “Latinoamérica, Desafíos, claves políticas y sociales”,  e o educador Edy Kaufmann: “O Conflito árabe-israelense e as comunidades judaicas e árabes na América Latina”.

Projetos das ONGs América Solidária e Desafio, Levantemos o Chile foram apresentados, além de um programa exitoso conduzido por jovens voluntários no Uruguai, o “Proyecto Shoá: memoria y legado del Holocausto”,  acompanhado de educadores convidados.

O jantar de confraternização contou com  a presença do jovem Daniel Fodor vencedor do concurso “Jewish Talent 2012”.

“Estas experiências são fundamentais para reforçar nossos pilares, como instituição beneficente e cultural judaica, na busca de soluções diante da discriminação, antissemitismo, anti-israelismo e da continuidade do judaísmo em nossas comunidades”, relata Zeila Sliozbergas, presidente da Loja Herut, do Rio de Janeiro.

Em seu primeiro contato com as lideranças e irmãos dos países da América Latina ficou  particularmente encantada com os casais jovens das Lojas chilenas e com os executivos da BB da Costa Rica e Chile, que  se dispuseram a “transmitir  informações preciosas para o aprimoramento de nosso trabalho no Rio de Janeiro”.

 A Plenária foi finalizada com a posse do novo executivo da B’nai B’rith Latino Americana: León Cohen, presidente (Chile) e Mario Wilhelm, vice-presidente (Argentina).

 Fonte: BB Press Especial

20
20