FILANTROPIA E ARTE NA APRESENTAÇÃO DE ZUBIN MEHTA EM SP
Sucesso das apresentações da Orquestra Filarmônica de Israel sob a regência de Zubin Mehta
Com dois dias de lotação absoluta, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) comemorou o sucesso dos concertos da Orquestra Filarmônica de Israel, que se apresentou na Sala São Paulo sob a regência do aclamado maestro Zubin Mehta nos dias 20 e 21 de agosto.
“Conseguimos unir filantropia e arte de primeira qualidade . A Orquestra Filarmônica de Israel, sob a regência e liderança do maestro Zubin Mehta, é um ícone da melhor contribuição que este pequeno, mas gigante país traz para o mundo das artes. Com seus projetos sociais, o maestro também exemplifica como é possível aproximar os povos e almejar a paz através da linguagem da música”, declarou o presidente da Fisesp, Mario Fleck.
“Já estive no Brasil em diversas ocasiões e adoro este país, com o qual sinto profundas ligações inclusive com alguns projetos sociais, como por exemplo a Orquestra de Heliópolis, com a qual já me apresentei e sou patrono”, declarou Zubin Mehta.
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ISRAEL
A Orquestra Filarmônica de Israel foi fundada em 1936 por Bronislav Huberman e realizou seu concerto inaugural no dia 26 de dezembro de 1936, conduzida por Arturo Toscanini. Considerada uma das melhores orquestras do mundo, é sem dúvida o maior patrimônio cultural de Israel, tem feito inúmeras turnês e tocou em todos os centros importantes dos Estados Unidos, Europa Ocidental, Rússia, Polônia, Japão, Austrália e América Latina.
A Orquestra já sediou grandes maestros e solistas do mundo, bem como jovens talentos de Israel e no exterior, de forma a contribuir para a absorção de novos músicos imigrantes. Em 1969 o Maestro Zubin Mehta foi nomeado conselheiro musical da Filarmônica de Israel e em 1977 tornou-se seu diretor musical.
Fotos: Eliana Assumpção
Mario Fleck e Zubin Mehta
O presidente honorário da Osquestra de Israel, Charles Bronfman com Mario e Angela Fleck.
Ricardo Berkiensztat e Lizia Coifman.
Vera e Jaime Bobrow.
Anna e Salomão Schvatzman
Celia e Bernardo Parnes e Clara Ant.
Daniel e Marcia Borger.
Eleonora e Ivo Rosset.
Eve Pekelman, Jana Strygowski e Laura Feldman.
Mario e Eva Adler.
Mario Fleck e Eduardo Fisher