O TEMPO NO CALENDÁRIO JUDAICO – RABINO KALMAN PACKOUZ

Rabino Kalman Pa


Você já notou que o tempo parece estar passando ‘mais rápido’? Antigamente parecia que os dias e as semanas demoravam mais para passar, mas agora vai como num piscar de olhos! Parece que não conseguimos fazer tudo o que precisamos com ‘tão pouco’ tempo.

O tempo cumpre um papel muito importante no Judaísmo. Na época do Templo Sagrado, em Jerusalém, o início do novo mês Judaico era declarado quando duas pessoas vinham testemunhar perante o Sanedrin, o grande tribunal do Templo Sagrado, que viram o surgimento da lua nova. Isto significa que o Todo-Poderoso nos deu o controle sobre o tempo em que as festividades ocorrem. Por exemplo: Pessach e Sucót são celebradas no dia 15 do mês hebreu (Nissan e Tishrei, respectivamente). Se as testemunhas viessem no dia 29 do mês anterior ao invés do dia 30 – e fossem validadas – então Pessach e Sucót ocorreriam um dia antes do que se elas tivessem vindo no dia 30.

A partir desta declaração, mensageiros eram enviados de Jerusalém para informar todas as comunidades, até as da Babilônia, sobre o novo mês. Por um certo período, fogueiras sobre o topo das montanhas eram utilizadas para avisá-las, até que nossos inimigos decidiram ‘bagunçar’ este meio de comunicação, acendendo suas próprias fogueiras. Há cerca de 1.600 anos atrás, no século IV, o grande sábio Hilel II instituiu um calendário perpétuo ao antever o descontinuamento do Sanedrin, pois aí não mais se poderia declarar o início do novo mês.

Já ouviram alguém dizer: “Rosh Hashaná foi cedo este ano?” Já ficaram curiosos do porquê as datas Judaicas saltitam pelo calendário? O calendário Judaico é um calendário lunar ajustado ao ano solar. Há 354,37 dias no ano lunar e 365,24 dias no ano solar. Portanto, há cerca de 11 dias a menos no calendário lunar do que no solar.

Por que ajustamos o nosso calendário com o calendário solar? A Torá ordenou ao Sanedrin para que Pessach acontecesse sempre na primavera (de Israel). Se o calendário não fosse ajustado, então Pessach continuamente seria 11 dias mais cedo a cada ano – ocorrendo no inverno, depois no outono, depois no verão …  Portanto, sete vezes a cada 19 anos, um mês adicional (Adár 2) é somado aos 12 meses usuais do ano. A adição deste mês (como ocorrerá neste próximo ano, 5774) garante que Pessach irá ocorrer na primavera. O calendário hebraico é datado da criação do ser humano há 5774 anos atrás.

Além disto, acredite ou não, a extensão das horas é variável no Tempo Judaico!  O Talmud nos orienta a fazer a prece Shemá Ysrael até o final da terceira hora do dia e as preces matinais (Shacharit) até o final da quarta hora. A hora é calculada dividindo-se o período diário de claridade por 12. Daí, se um dia tem 13 horas de claridade (luz do sol), cada hora Judaica terá 65 minutos. Se outro dia apresentar 10 horas de claridade, cada hora Judaica terá 50 minutos. Isto é importante para se saber o final dos horários das orações, bem como todas as outras atividades que se baseiem no tempo (como o começo e o final do Shabat e das festividades, horário das várias preces do dia, etc).

 Também é importante salientar que o “Dia Judaico” começa à noite. Como está escrito na Torá: “… e foi noite e foi dia …”. Por isto é que os feriados Judaicos iniciam-se na noite anterior e acabam com o nascer das estrelas (entre 40 e 72 minutos após o pôr-do-sol, dependendo da localização de cada cidade).


RABINO KALMAN PACKOUZ – É da Aish Há Torá e criador do Meór Hashabat. Saiba mais. 

NOTA – Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com  – Email – meor18@hotmail.com

20
20