SHOPPING NO QUÊNIA – RABINO ARIEH RAICHMAN

RABINO_ARIEH


Quando a notícia estava na sua tela, “ataque terrorista com refém no Shopping no Quênia”, o que você fez? Será que você apenas esperou para ver a atualização da próxima notícia ou sentiu a angústia das pessoas no Quênia. Por que é que, quando tal atrocidade acontece com as vidas e famílias de mais de 60 pessoas, nem sequer derramamos uma lágrima? Talvez não seja pessoal suficiente, e não nos sentimos conectados a Quênia.

Uma vez, um grande sábio estava com um filho muito doente e ele gritou sobre a sua situação atual. Ele, então, também lamentou o fato de que, se fosse filho de outra pessoa, ele não iria chorar emocionalmente como com o seu próprio. Estamos definitivamente chocados com a notícia na Quênia, mas até que se sinta perto de casa, não parece nos afetar.

A nação judia pode parecer ser dividida em diferentes grupos e diferentes ideologias. Temos, inclusive, várias casas, corpos e famílias. No entanto, há uma parte Divina em cada um que liga a todos uns com os outros. Isto causa a dor alheia, muito pessoal, e a celebração de outra pessoa realmente a sua própria. Nossas vidas não são apenas pessoais, mas como uma nação coletiva indo na direção de D-us. Quando uma pessoa acende as velas de Shabat e caminha à sinagoga toda a nação tem uma conexão ainda maior. Uma ação pode afetar muitas outras vidas.

O Baal Shem Tov disse: “O mandamento de amar um judeu significa amar um judeu que você ainda não viu e nunca ouviu falar.” É um amor que não se baseia em uma razão específica, mas apenas porque ele ou ela é (parte) de você. Precisamos perceber o outro não pelo que vemos, mas de uma compreensão mais profunda. Aquela pessoa alí ou do outro lado do oceano é realmente uma parte de mim. Precisamos tirar uma lição da tragédia no Quênia para sentir a dor de nossos irmãos e irmãs judias, suas lutas, e certamente festejos, onde quer que estejam.


RABINO ARIEH RAICHMAN – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20