QUAIS SÃO OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO? – DR. HEWDY LOBO RIBEIRO

HewdyLobo


A ingestão de medicamentos sem prescrição médica pode causar danos emocionais como ansiedade na ausência do remédio e danos físicos como complicação renal,

já que é o fígado que realiza a metabolização de todos os medicamentos.

Muitos brasileiros têm o hábito de sempre ter a disposição remédios para dores de cabeça, dores musculares, náuseas, alergias, constipação intestinal, entre outros. Quando a dor se aproxima, correm em busca da automedicação numa tentativa desesperada de interromper esses sintomas desconfortantes. O problema é que muitos desconhecem as complicações clínicas que podem ser desencadeadas por essa prática.

A ingestão de medicamentos sem prescrição médica pode causar danos emocionais como ansiedade na ausência do remédio e danos físicos como complicação renal, já que é o fígado que realiza a metabolização de todos os medicamentos.

Outro grande problema é que um simples analgésico, por exemplo, sem a devida prescrição médica pode inibir sintomas de doenças mais graves, ocasionando no retardamento do diagnóstico e, conseqüentemente, no tratamento.

É importante ressaltar que muitos medicamentos como os analgésicos e calmantes, têm o poder de tornar o organismo dependente, desencadeando sintomas de abstinência (sintomas que aparecem quando o indivíduo diminui o consumo do medicamento) e tolerância (quando há o aumento do consumo para atingir a sensação desejada). Muitos desenvolvem a dependência a certos medicamentos e, na falta desses, podem apresentar quadros de alteração emocional e ansiedade, podendo evoluir para tremores e cefaléias. Tal quadro de dependência pode acarretar em conflitos familiares e até mesmo profissionais, onde o rendimento é nitidamente prejudicado.

A automedicação é uma prática muito perigosa! Deve-se sempre procurar um médico para exames de rotina e para quando houver sintomas desconfortantes! Na maioria dos casos, uma boa alimentação e a prática recorrente de exercícios físicos acabam diminuindo alguns sintomas indesejáveis; mas mesmo assim, no surgimento de qualquer sintoma, o recomendável é sempre a avaliação médica e não a automedicação!


DR. HEWDY LOBO Ribeiro – Psiquiatra forense pela ABP, psicogeriatra, nutrólogo. Saiba mais.

 

lobo@vidamental.com.br

 

 

20
20