CENTRO DE MÚSICA NAOMI SHEMER

209_hebraica_3.1

A proposta pedagógica do Centro de Música tem como principal característica a de proporcionar ao aluno um tratamento diferenciado, explorando suas habilidades, ajudando-o a superar suas dificuldades e ampliando suas potencialidades. Acompanhando os ritmos individuais, os professores fazem planejamentos específicos para cada aluno, sempre considerando as necessidades e desejos e contemplando aspectos técnicos, práticos, teóricos, perceptivos e de criação e formação de repertório.

O Centro de Música Naomi Shemer completou no final de 2012 seu nono ano de existência, firmando-se como um verdadeiro pólo de educação musical dentro do clube e como um entusiasta promotor da música como canal de expressão e de fruição dos seus alunos e dos sócios em geral.

Nestes últimos anos, desde a construção do prédio (em 2005), onde atualmente desenvolve suas atividades, o Centro de Música viu dobrar o número dos seus alunos, ofereceu shows de qualidade gratuitos para os sócios, organizou diversos festivais de música que convocaram significativamente não somente sócios, mas também membros da comunidade como um todo – de São Paulo, outros estados e do exterior – e confirmou na prática sua vocação de oferecer um ensino musical de qualidade que fortaleça a autonomia, a criatividade e o conhecimento teórico-prático dos seus aprendizes.

209_hebraica_3.2

Seus quase 150 alunos – entre permanentes e temporários de todas as idades – têm aulas dos mais diversos instrumentos, assim como de canto e prática de conjunto, ministradas por uma equipe de 20 professores-músicos altamente qualificados e com permanente atividade – também – como músicos profissionais. Aulas individuais, em dupla ou em trio, permitem um atendimento personalizado e uma contínua atenção às necessidades específicas de cada aluno. Grupos de musicalização infantil – para os pequenos de 4 a 7 anos – iniciam a garotada num caminho de percepções e experimentações que é fundamental para a formação musical dos futuros instrumentistas, compositores, cantores, ou simplesmente dos ouvidos atentos que irão fruir da música ao longo das suas vidas. Para crianças, adolescentes e adultos, o Centro também oferece a oportunidade de tocar em grupo, numa prática de conjunto orientada e coordenada por professores especializados.

Além disso, o Centro de Música continua realizando mensalmente os já tradicionais “Shows de Rua”, onde – ao ar livre e nos finais de semana – duplas, trios ou quartetos dos seus professores-músicos deleitam os sócios, de maneira gratuita, tocando um repertório instrumental e/ou vocal dos mais diversos gêneros e origens.

209_hebraica_3.3

A cada ano, o Centro de Música Naomi Shemer é responsável pela realização do FESTBANDAS, Festival Internacional de Bandas da Hebraica, que já realizou 7 edições até hoje. Já firmado como um evento de grande apelo coletivo, o FESTBANDAS costuma contar com a participação de grupos não somente do clube mas de escolas e instituições judaicas diversas, tanto de São Paulo quanto de fora do estado (Rio de Janeiro) e do exterior (Argentina e Venezuela). A animação, o entusiasmo e a alegria de tocar e ouvir bandas novas contagia público e participantes, e a noite do Festival já é uma tradição.

Equipe Centro de Música Naomi Shemer

Professores

Helcio Muller: Flauta doce – Flautista graduado em composição com o Prof. H. J. Koellreutter, especializou-se em seu instrumento no Sweelinck Conservatorium de Amsterdam. Foi professor da Universidade Estadual de Londrina Escola de Música e Belas Artes do Paraná entre 1991 a 2005. Ministrou diversos cursos em Festivais de Música no Brasil. Participou de congressos e bienais de música contemporânea apresentando sua peça Ventos, para flauta doce baixo, processador de efeitos e tape. Desde 2005 reside em São Paulo onde coordenou durante 2 anos os corais infantis do Beit Chabad Central e da Yeshiva Or Israel de Cotia, gravando, com este último, um CD sob sua direção musical. Atualmente ministra aulas de flauta doce no Centro de Música Naomi Shemer da “A Hebraica de São Paulo”, além de ser professor de música no ensino fundamental na Escola Hamaor. Trabalha como DJ judaico em festas e eventos da comunidade e também dirige a MÜLLER’S BAND, conjunto especializado na interpretação da música judaica em seus diversos gêneros.

Beto Birger: Baixo, violão e guitarra – Atuando na área musical desde 1980 como baixista e produtor, trabalhou com diversos grupos e cantores, produzindo trilhas, jingles e spots para TV, radio e vídeo, escrevendo arranjos, arregimentando músicos e fazendo gravações. Trabalhou com Vange Leonel, Dulce Quental, Vinicius Cantuária, Dinho Nascimento, Luiz Wagner, Corciolli, Vanessa Bumagny e Tony Mouzayek, entre outros. Atualmente toca com a cantora Patricia Coelho e com o grupo Arabesque, entre outros, produz trilhas e jingles no Estúdio Loop e leciona no CEM, Centro de Música do clube “A Hebraica”.

Lucas Vargas: Piano e Acordeom – Estudou Piano popular com Hilton Jorge Valente, o “Gogô”, piano erudito com a prof. alemã Maria Seidel. Toca Acordeom desde 1999. Formado em composição pela faculdade Santa Marcelina. Esteve a frente do grupo de Jazz Brasileiro Mandu Sarará. Gravou e tocou ao lado de grandes nomes e revelações da MPB moderna.

Sheila Vera: Voz – Regente e preparadora vocal desde 2002, graduou-se em Composição e Regência na UNESP (2005). Iniciou seu estudos musicais de piano aos 8 anos e aos 17 anos realizou duas turnês na Holanda, Alemanha e França como integrante e solista do Coral Mackenzie. Estudou Regência Coral na EMESP e aprimorou seus estudos de Pedagogia Vocal com a soprano Martha Herr.

Vicente Falek: Compositor – Formado em Composição pela FASM, tem uma formação musical versátil, passeando por diversos estilos do popular ao erudito. Como compositor tem suas trilhas em diversos curtas metragens e filmes publicitários assim como suas composições e arranjos estão presentes em diversos discos do cenário alternativo paulistano.

Marcos Lucatelli: Violão, guitarra, percussão corporal e voz

Bruno Botosso: Violão e guitarra

Luciano Botosso: Violão, guitarra, baixo e cavaquinho

Marcio Garcia: Violão e guitarra

Julia Aranha: Piano e teclado

Claudia Belucci: Piano, teclado e musicalização infantil

Felipe Veiga: Bateria

Marcelo Império Grilo: Flauta transversal

René Parise: Violão e guitarra

Daniel Oliveira: Saxofone e clarinete

Henrique Fujita: Violão/Guitarra

André Ribeiro Neves: Violão/Guitarra

Renan Achar: Piano

Karina Bajon: Violino

Leandro Vidotto: Bateria

Coordenador

Gustavo Kurlat – É autor, músico, compositor, tradutor.


Festivais

209_hebraica_3.4FestBandas 2012O FestBandas já realizou 7 edições e é promovido pela Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, através do Centro de Música Naomi Shemer. Sua sétima edição aconteceu no dia 6 de outubro de 2012.

O site oficial do evento é http://www.hebraica.org.br/festbandas


Informações:

Horário de atendimento:

Segunda-feira: das 14h00 às 18h00

Terça a quinta-feira: das 10h00 às 20h00

Sexta-feira: das 14h00 às 20h00

Sábado: das 10h00 às 13h00

Telefone: (11) 3818-8824

E-mail: musica@hebraica.org.br

20
20