LIVRO NOVO :”A CULPA É DA MÃE” DE ELIZABETH MONTEIRO

Betty Monteiro, foto de Tato Ghiurghi

Quantas mulheres enfrentam o desafio de ser mãe sem ter aquele sentimento de fracasso e culpa rondando 24 horas por dia?

No livro A culpa é da mãe, a psicoterapeuta Elizabeth Monteiro relata suas experiências – muitas vezes desastradas – como mãe de quatro filhos. Partindo das relações familiares na época de sua avó e passando pela própria infância, ela mostra que as mães, independentemente da geração, erram. Mas não devem se sentir culpadas por isso.

Quantas mulheres enfrentam o desafio de ser mãe sem ter aquele sentimento de fracasso e culpa rondando 24 horas por dia? Afinal, viver entre brigas, choros, fraldas, chupetas, além de cuidar da casa, do marido e dar conta do trabalho, não é bem o “paraíso”. É um cotidiano tão estressante que é raro encontrar uma mãe confiante e tranquila sobre o seu papel, sem idealizar a família perfeita. A maioria se sente perdida, e acaba se equivocando exatamente naquela que deveria ser uma de suas principais missões: a educação dos filhos.

No livro A culpa é da mãe – Reflexões e confissões acerca da maternidade (280 p., R$ 76,10), lançado em 2012 pela Summus Editorial, a psicoterapeuta Elizabeth Monteiro sentencia: a maternidade pode ser menos árdua e mais prazerosa. Para isso, as mães devem se permitir fazer o que consideram melhor para si e para seus filhos sem se guiar por regras ou modelos que, na maioria das vezes, não se adaptam ao seu modo de ser e à sua dinâmica de vida.

Para convencer as mães sobre a importância de valorizar seus próprios métodos, Elizabeth conta sua experiência na difícil tarefa de criar quatro filhos. Com relatos emocionantes e muitas vezes cômicos,ela fala sobre a dor e a delícia da maternidade, mostrando que a perfeição não existe quando se trata de cuidar de crianças.”Recebo em meu consultório centenas de mães culpadas, perdidas e sofridas. Elas buscam uma receita milagrosa para criar os filhos e contam‑me seus dilemas. Muitas vezes vejo‑me em cada uma delas. Recordo‑me da infância dos meus filhos e das muitas bobagens e erros que cometi simplesmente por não s aber, por estar cansada, cheia, impaciente e por ter sido uma mãe jovem e inexperiente”, conta a autora.

A CULPA É DA MÃE (BAIXA)

O livro traz histórias de três gerações de mulheres de uma mesma família, promovendo o acompanhamento e a comparação das mudanças ocorridas até os dias de hoje. Nos dois primeiros capítulos, a autora fala sobre sua avó e sua mãe, narrando atitudes e comportamentos relativos às respectivas épocas. O terceiro capítulo contempla suas experiências com os filhos, acompanhadas de um tratamento psicológico, que explica os fatos apresentados, contextualizando-os na atualidade e propondo algumas formas de lidar com situações semelhantes. Elizabeth aborda questões como culpa, limites, educação, bullying, emoções, violência, ciúmes, drogas, morte, sexualidade, separação, amizades e projetos de vida, entre outros.

Segundo a psicoterapeuta, os filhos continuam sendo muito mais filhos da mãe do que do pai. Embora diversos aspectos te­nham mudado de uma geração para outra, todas as mães e todas as famílias, na sua essência, passam por situações bem semelhantes. “As mães são todas iguais. Umas assumem o papel de vítima e se acomodam. Outras assumem o de guerreiras e outras, ainda, terceirizam seus filhos. As mães se sentem muito culpadas quando percebem que suas famílias não seguem o modelo da família perfeita”, complementa. Para ela, o peso da culpa faz que acabem mimando seus filhos e não exerçam a autoridade que lhes compete. As mães se queixam que não têm autoridade e que os pais são au­sentes. “Na verdade, também temem assumir os seus filhos”, afirma.

Manter a unidade familiar, segundo Elizabeth, não é nada fácil. É preciso acredi­tar muito na força da união e querer que ela se mantenha. “Precisamos criar um espaço para con­versar com os filhos, reunir a família e os amigos, sem precisar teclar mensagens, para não condenar os jovens e as fa­mílias ao exílio social”, afirma a psicoterapeuta. Segundo ela, as crianças e os jovens precisam conviver com os adultos, conversar com pessoas que têm mais experiên­cias do que eles e trocar afeto. “Isso os ajudará a amadurecer e a acreditar na humanidade”, conclui.

A autora

Elizabeth Monteiro nasceu em 1949 e iniciou sua carreira lecionando para crianças do ensino fundamental. Pedagoga, especializou-se em Psicopedagogia, tendo em seguida se formado psicóloga. Ao mesmo tempo que estudava e trabalhava, cuidava da família. Casada há quarenta anos com seu primeiro namorado, tem quatro filhos e, até agora, quatro netos. Atriz e modelo nas horas vagas, trabalha em seu consultório particular, na cidade de São Paulo, atendendo crianças, adolescentes e adultos. É autora de Criando filhos em tempos difíceis e de Criando adolescentes em tempos difíceis, ambos da Summus. Betty se define assim: “Não gosto de seguir ordens e muito menos de rotina. A maturidade que conquistei me autoriza a ser quem sou. Não tenho nada a temer e nem a esconder de mim”.

Crédito fotográfico: Tato Ghiurghi


Título: A culpa é da mãe – Reflexões e confissões acerca da maternidade

Autora: Elizabeth Monteiro

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 79,10

Páginas: 280 páginas – 14 x 21 cm

ISBN: 978-85-323-0803-0

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.summus.com.br

20
20