GUY KING – O SUCESSO DE UM ISRAELENSE NO BRASIL

219_viver_1.1

O cantor, compositor e guitarrista israelense Guy King – radicado em Chicago – despede-se do Brasil após ter encantado platéias em São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis, Uberlândia e Goiânia, onde fez sua última apresentação antes de retornar aos Estados Unidos. “Quero voltar logo” diz o músico, que é um apaixonado pela bossa nova e pelas belas praias brasileiras.

O jovem artista, que mescla em seu trabalho influências do jazz, soul, rhythm and blues e da bossa nova — conhecido por sua versatilidade e maestria em unir o tradicional ao moderno — tem um estilo que reúne apuro técnico, sensibilidade e uma energia contagiante. E carrega a influência de grandes nomes que vão desde Robert Jonhson, BB King, Ray Charles, Albert King, Wes Montgomery até Stevie Wonder.

Em São Paulo, foi o convidado do Consulado de Israel para entoar o Hatikvá na cerimônia de Yom Haatzmaut realizada no Clube “A Hebraica”. Quem esteve lá pôde conferir uma apresentação mais intimista do artista, que normalmente se apresenta com sua banda, mas que teve até versão de “Trem das Onze” em hebraico.

Guy King é um artista de renome internacional que já se apresentou no Japão, França, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Itália, México, Argentina e Chile. E participou de diversos festivais como o Montreal Jazz Festival, Chicago Blues Festival, King Biscuit Festival (Helena, Arkansas), Blues on the Fox (Chicago), entre outros.

219_viver_1.2

Foi guitarrista e líder da banda de Willie Kent, com quem fez várias turnês internacionais durante seis anos. Com a morte de Kent, em 2006, King formou sua banda e iniciou carreira solo e já teve a honra de abrir diversos shows de BB King e Buddy Guy. Em 2009, lançou seu primeiro álbum solo Livin’ It, muito bem recebido pela crítica, que abriu as portas para seus dois outros discos “I Am Who I Am And It Is What It Is” e “By Myself”.

Foi eleito o rei do blues em 2009 pela revista Vintage Guitar, publicação especializada sobre o mundo da guitarra, bastante respeitada no universo do blues e do jazz.

Nascido e criado em uma pequena cidade de Israel, Guy King iniciou sua carreira em uma turnê nos Estados Unidos aos 16 anos, e radicou-se no país cinco anos depois. Inicialmente fixou-se em Memphis, no Tennessee; depois em New Orleans, na Louisiana, considerada o berço do jazz. Do sul, seguiu para Chicago, onde consolidou sua carreira e fez seu nome internacionalmente. Lá, ao longo de 12 anos, apresentou-se nos melhores clubes da cidade como Buddy Guy’s Legends e Andy’s Jazz Club, entre outros.

A paixão pela música brasileira é tão grande que ele incluiu em seus discos várias faixas como “Água de Beber” e “Brigas Nunca Mais” (Tom Jobim) e Acapulco (João Gilberto).

No site http://www.guyking.net é possível conhecer um pouco mais do trabalho do artista.


Texto: Deborah Kanarek

20
20