EXPOSIÇÕES: ARTISTAS AUSTRALIANOS NA GRAVURA BRASILEIRA E LENA BERGSTEIN NO MUBE

A coletiva de artistas australianos será aberta dia 17 de março, na Gravura Brasileira. E a de Lena Bergstein, que expõe pela primeira vez no MUBE, poderá ser vista até o dia 31 de março.



COLETIVA DE ARTISTAS AUSTRALIANOS NA GRAVURA BRASILEIRA

“NARRAÇÕES” É A NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA LENA BERGSTEIN NO MUBE



COLETIVA DE ARTISTAS AUSTRALIANOS NA GRAVURA BRASILEIRA

A Galeria Gravura Brasileira convida para a abertura da exposição “37° 48` S: artists navigate MELBOURNE ” , mostra coletiva com 12 artistas Australianos, dia 17 de março, terça-feira, 15/19hs


236_fique_4

37° 48` S: artists navigate MELBOURNE é um projeto de artes visuais arrojado e provocativo. Explora a diversidade cultural da Austrália contemporânea através da vida urbana de Melbourne, Victoria, Australia.Técnicas tradicionais de gravura e “street-art” são igualmente utilizadas pelos 12 artistas convidados a relacionar sua arte com o patrimônio cultural, natural e ambiental da sua cidade.

O Conselho Cultural Internacional do governo Australiano listou o Brasil como um de seus países foco em 2014. Através deste apoio, a Gravura Brasileira foi selecionada a receber estas importante exposição que trará ao país artistas desconhecidos do nosso público.

Os 12 artistas selecionados para o projeto são: Angela Cavalieri, Bindi Cole, Carmel Wallace, Cat Poljski, Debra Luccio, Eolo Paul Bottaro, Regan Tamanui aka HA! HA!, Heather Shimmen, Judy Holding, Marco Luccio, Rona Green e Rone. Os artistas desenvolveram os trabalhos especialmente para esta exposição.

SERVIÇO:

Abertura: 17 de março, terça-feira, 15/19hs
Período expositivo: 17 de março a 30 de abril de 2015

(a galeria estará fechada nos dias 20 e 21 de abril)
Endereço: Rua Doutor Franco da Rocha, 61, Perdizes – São Paulo
Horário de funcionamento: segunda à sexta- 10/18h e sábado -11/13h
contato@gravurabrasileira.com
www.gravurabrasileira.com
Entrada gratuita/ Livre



“NARRAÇÕES” É A NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA LENA BERGSTEIN NO MUBE

236_fique_4_2A artista plástica, gravurista, pintora e ensaísta Lena Bergstein expõe pela primeira vez no MUBE com uma série contínua de 18 telas, um conjunto de livros de artista e um trabalho multimídia de fotos e escritos, Cartas de Odessa, trabalho inédito. A exposição, aberta no último dia 6, poderá ser vista até 31 de março.

Conhecida internacionalmente por seu trabalho centrada nas questões da escrita, nas relações entre o texto e a pintura, Lena Bergstein deu o título da exposição de Narrações, pois é assim que a artista vê sua obra: um conjunto de narrações e de relatos do que sente, percebe e pensa, como se fossem uma biografia/autobiografia inscrita nos azuis, nas fotos e cartões postais.

Ganhadora do Prêmio Jabuti de 1999 com o livro Enlouquecer o Subjétil que criou com o filósofo francês Jacques Derrida, Lena Bergstein participou de bienais e coletivas, fez grandes exposições no MAM do Rio de Janeiro e no Centro Cultural Midrash (RJ) onde criou o mural O Livro de Ester, que virou documentário da cineasta Luisa Mello. A artista define suas obras, como: “relatos e narrações através da arte, que sempre se posiciona numa entrelinha, num entre lugar das artes e da escrita, que dialoga com escritores e filósofos, contracenando com eles. Uma grafia de vida através de imagens, pontos luminosos, noites, estrelas, palavras e textos poéticos e líricos, uma história de amor”.

Na exposição do MUBE, Cartas de Odessa estará exposta pela primeira vez. São superposições de fotos de seus familiares na distante Odessa – Rússia, com fragmentos de cartas escritas e recebidas pela artista, com fotos da paisagem da cidade.

20
20