A TRAJETÓRIA BEM SUCEDIDA DE RACHEL E SHLOMO GAMMERMAN NOS USA

265_first_2_1

Rachel e Shlomo nasceram no Brasil, nas reconhecidas famílias Begun e Gammerman, pertencentes à comunidade religiosa ortodoxa de São Paulo: o Rabino Jacob Begun, emissário do Rebe e fundador do Movimento Chabad Lubavitch no Brasil em 1957, é responsável pela Sinagoga e Centro Tiferet em Higienópolis e no Pacaembú desde 1970 e dirigiu uma escola religiosa local. O Rabino Yossef Ziskind Hacohen Gammerman foi Shochet e Mohel durante mais de 40 anos em São Paulo.

Rachel e Shlomo casaram-se em 1975 e estabeleceram-se na comunidade judaica de São Paulo, onde ele era corretor de seguros internacionais e Rachel, consultora financeira.

Apesar do crescimento da comunidade ortodoxa no Brasil, ao chegar o momento de seus filhos ingressarem em uma Yeshiva, os Gammerman não hesitaram em enviá-los para estudar fora do país em uma das principais instituições de ensino, pois buscavam os mais elevados níveis em estudo de Torá.

Embora sentissem o “ninho vazio” pela ausência dos filhos durante tantos anos, ainda assim continuaram firmes em sua decisão. Os dois filhos, Daniel e Benny, foram enviados a Miami para estudar sob a orientação do Rosh Yeshiva, Rabino Yochanan Zweig Shlita, na Talmudic University – Yeshiva v`Kollel Bais Moshe Chaim.

Durante o tempo de estudos eles vieram ao Brasil, onde Daniel casou-se com Aviva, e Benny casou-se com Tammy. Os jovens casais logo retornaram a Miami a fim de darem continuidade aos estudos. Simone, filha dos Gammerman, casou-se com André Roitman, que à época estudava na Yeshiva de Baltimore.

Com os filhos estabelecidos e estudando nos Estados Unidos, os Gammerman decidiram mudar-se para lá, a fim de acompanharem o crescimento dos netos. Em 2003 mudaram-se para Miami, e fixaram residência próximo à Talmudic University, tornando-se assim, participantes da comunidade da Yeshiva. Três anos depois, transferiram residência para Aventura, onde se dedicaram ativamente no desenvolvimento da comunidade religiosa. Agora são membros do Shul de Aventura, em Aventura Lakes.


Nota – matéria publicada na revista Building the Future Today, da Talmudic University em Miami – FL – EUA

20
20